Facchini

Randon New R

Fenatran 2015 tem baixa adesão de montadoras

Faltando sete meses para a realização da maior feira de veículos comerciais do País, a Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, apenas duas montadoras até agora confirmaram presença no evento: DAF e Volvo mostrarão seus modelos e novidades relacionadas a pós-venda e serviços a fim de atrair e manter o público cativo das últimas edições.
“A Fenatran faz parte da cultura do transporte de carga do País e para nós é um evento estratégico. Posso dizer que nos preparamos os 12 meses anteriores para a melhor participação possível”, comenta Daniel Mello, gerente de marketing da Volvo Trucks para a América Latina.
Mello conta que grande parte das vendas da montadora nos anos ímpares, quando são realizados o evento, são resultado do trabalho feito exclusivamente na Fenatran: “Nós não divulgamos valores, mas posso garantir que estar na feira é o maior investimento de marketing da Volvo a cada dois anos e boa parte da nossa receita anual é realizada durante a feira”. 
Por outro lado, a maior parte das montadoras está em processo de definição e avaliação sobre sua participação na feira, que neste ano chega à sua 20ª edição e que abre as portas entre 9 e 13 de novembro. Caso de MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania, Ford, Agrale e Caoa, que confirmam estar em análise. A Iveco é a única que confirma, por enquanto, que não irá participar desta edição. Por sua vez, a International não conseguiu responder até o fechamento desta reportagem.
A demora na decisão e a dúvida em participar parte principalmente das análises sobre custos e retorno que a feira proporciona, principalmente diante de um mercado em baixa, que obriga as empresas a cortarem os custos ao máximo. A baixa adesão também é reflexo das negociações de preços entre participantes e organizadores.
Por meio de suas assessorias, MAN e Agrale informam que na próxima semana terão reuniões internas para debater o assunto, enquanto Scania e Mercedes-Benz estão acompanhando o movimento via Anfavea, entidade que reúna as fabricantes e que apoia o evento, juntamente com Anfir e Simefre. A Fenatran é uma iniciativa da NTC & Logística, associação que representa as empresas nacionais de transporte de cargas e logística no País, com a organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado.
“A Fenatran é sempre aguardada com grande expectativa, mesmo em um cenário mais difícil como o que o setor está enfrentando este ano. As montadoras estão sim estudando, ainda há uma adesão muito baixa, mas acredito que é momentâneo. Entendemos que apesar de tudo, é uma oportunidade de se fazer presente, de dizer ao cliente ‘estamos aqui, conte com nossos produtos e serviços’, como uma demonstração de voto de confiança”, disse o presidente da NTC & Logística, José Hélio Fernandes.
O executivo acrescentou que 70% do espaço da feira está vendido e que neste ano houve um movimento grande de entrada de empresas que sempre estiveram na fila de espera por falta de espaço em outras edições. Vale lembrar que a feira reúne não só montadoras, mas fabricantes e fornecedores de autopeças para caminhões, ônibus, fabricantes de implementos rodoviários e empresas de serviços relacionados ao segmento de pesados.
“Este é um evento que já é esperado e vamos sim realizá-lo. Acredito que como um ciclo, até novembro o ritmo do mercado comece a retornar, se normalizando em 2016, quando o País estará caminhando para a normalidade após uma definição melhor dos impactos da política de ajustes aplicada neste começo de ano e que acaba afetando a economia.” 
Fernandes diz ainda que para o próximo ano a entidade projeta realizar a segunda edição da Fenatran Centro Oeste, focada no mercado local: “Em 2014 lançamos esta proposta e foi uma feira muito bem aceita. O local para a próxima ainda não está definido, mas queremos repetir”.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA