Facchini

Caminhões tem que obedecer um peso máximo

Existem termos que, por mais que façam parte da nossa vida, acabam passando despercebidos ao perguntarem o que significam.
É o caso do PBT. Ele sempre está acompanhado de uma explicação lá no rodapé da página, mas chegou a hora de saber como ele é calculado e qual a sua importância para quem vai comprar um caminhão ou utilitário para o trabalho.
Ao viajar pelas estradas, cruzamos com diversas balanças em pontos estratégicos. Ali, o motorista do caminhão é obrigado por lei a passar pela pesagem. 
Cada modelo de caminhão tem um PBT (Peso Bruto Total) homologado pela fábrica junto ao governo antes de ser colocado a venda nas lojas. No caso do Ford F-4000, por exemplo, é de 6.800 quilos. 
Aí você me pergunta: “é esse o peso máximo que ele pode levar de carga?”. Não. Este peso é a soma do peso do caminhão, no caso do F-4000, de 2.851 kg, mais o que está na caçamba, ou baú, depende do implemento aplicado. Pelos números oficiais da Ford, ele pode levar 3.949 quilos dentro da lei, mais do que o seu peso nominal.
Outro exemplo é o Ford Cargo 1119. Mesmo mais pesado, com 3.346 quilos, ele pode levar 7.164 quilos “nas costas” e passar pelas balanças sem problema. Seu PBT homologado é de 10.510 quilos.
A multa para o excesso de peso depende do quanto o caminhão leva a mais. O valor vai de R$ 85,13, para até 600 quilos, até R$ 191,54 para cada 500 quilos acima de 1.001 quilos.
Por isso é importante, na hora de comprar um caminhão novo para seu negócio, ver com atenção suas capacidades homologadas. Lembre-se que ainda existe o peso do implemento, que pode variar conforme o modelo escolhido que se encaixe melhor para você.
A importância desta regulamentação é, além da segurança de saber o quanto seu caminhão pode levar de carga sem prejudicar partes mecânicas ou do chassi e suspensão, para a conservação das estradas e rodovias que são projetadas para um certo tipo de transporte. Lembre-se que qualquer dano na estrada prejudica todos, seja em carros, motos e caminhões. Vale ficar atento nestas dicas valiosas.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA