Facchini

Gaúcho leva o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil de 2014

Após 14 etapas regionais em 11 Estados brasileiros e mais de 22 mil quilômetros percorridos, chegou ao final a competição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil realizada pela Scania. Nesse ano o MMCB chegou ao recorde de 65 mil inscritos, dos quais 28 motoristas se classificaram para a grande final que aconteceu no último sábado (6), no Posto Sakamoto II, em Guarulhos (SP).
O sábado de competições foi marcado por muitas alegrias, emoções e disputas acirradas entre os 28 finalistas. No final da tarde aconteceu a prova final, denominada "Super Z", que definiu como grande campeão da quinta edição do MMCB, o motorista Eliardo João Locatelli, 33 anos, gaúcho de Carazinho. Em segundo lugar ficou outro gaúcho, Marcos Araldi, 35 anos, de São Leopoldo. E na terceira colocação o jovem mineiro Anderson Dare Gonçalves Andrade, 26 anos, de Contagem. 
Eliardo João Locatelli é veterano no MMCB, pela terceira edição seguida ele venceu uma etapa regional e participou da grande final. Em 2012 chegou bem perto do título quando participou da final, ele conta que para conquistar o título da quinta edição, ficou atento aos detalhes e, com muita concentração, superou os adversários na prova final. Aprendi muito nos últimos quatro anos participando do MMCB e recebendo o treinamento por meio dos cursos oferecidos gratuitamente. Usei todo esse conhecimento na prova final e, principalmente, mantive a calma e a concentração para cometer menos erros. Finalmente realizei meu sonho, de ser eleito o melhor motorista de caminhão do Brasil.”

Premiação
Eliardo João Locatelli, o vencedor do MMCB 2014, receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil, distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil ganhou uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest-Senat. 
O vice-campeão, Marcos Araldi, e o terceiro colocado, Anderson Dare Gonçalves Andrade, ganharam uma série de prêmios, entre eles viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest-Senat. 
Os 28 campeões regionais farão o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas.
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil contou com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell, Noma do Brasil e Rede Graal.
Conheça um pouco dos três finalistas
Eliardo João Locatelli 
É o exemplo de perseverança: em nove anos desempenhando a função de caminhoneiro passou os últimos quatro perseguindo seu sonho. Participa do MMCB desde 2010, realizou todos os cursos de capacitação oferecidos como prêmio aos motoristas e foi além: “Acompanhei as outras etapas pelo Brasil. Programava minhas viagens para coincidir com essas etapas, então pude ver o nível dos competidores de outros Estados, fazer muitas amizades e descobrir o quanto o caminhoneiro está carente em diversos aspectos, como a falta de apoio, de atualização. Independentemente da premiação da final, o que a Scania oferece é algo de muito valor para todos”. 

Marcos Araldi
O vice-campeão de 2014, veio para a grande final na semana passada, um dia após ter perdido seu emprego de transportador de conjuntos geradores no Rio Grande do Sul. Procurou durante os dois dias de provas do MMCB não pensar na dura realidade que o esperava em casa. E essa tranquilidade foi o ingrediente que faltava para chegar tão longe: “Era uma pressão desnecessária durante a final. Pretendo buscar uma recolocação no mercado, mas agora posso dizer que o cenário vai ficar mais fácil. Além do título de vice-campeão terei a oportunidade de receber mais conhecimento com os diversos cursos que ganhei.” 

Anderson Dare Gonçalves Andrade 
Representa o jovem talento que chega com muita vontade de crescer na profissão. Com apenas 26 anos e incentivado pela família, ele nunca havia feito treinamento específico para dirigir um caminhão. “Meu pai e meu irmão são motoristas, e aprendi tudo com eles. Vim para a final com o intuito de me divertir, não pensei em chegar tão longe. Andar de avião pela primeira vez para mim já tinha sido um prêmio. Estar entre os três melhores do Brasil é um sonho.”
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA