Facchini

Caminhões têm aquecimento efêmero

O mercado de caminhões mostrou aquecimento expressivo das vendas diárias em novembro, com 608 unidades emplacadas por dia e avanço de quase 15% sobre as 529 de outubro. Contudo, por causa do menor número de dias úteis, houve praticamente estabilidade de um mês para outro, com ligeira retração de 0,16%. Foram emplacados em novembro 12.167 veículos de carga acima de 3,5 toneladas de peso bruto total, contra 12.187 em outubro. 
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, contudo, novembro deste ano registrou a primeira alta do ano, de quase 5%. Isso ocorre porque a base desta época em 2013 foi muito fraca, pois há um ano houve paralisação dos contratos de financiamento do PSI/Finame, principal linha de compra de caminhões no País, que concentra cerca de 80% das vendas. Outro fator que impulsionou os negócios é que no último dia 21 de novembro terminou o prazo para financiamento via PSI por contrato simplificado, o que pode ter antecipado algumas compras no setor. 
Neste ano as vendas de caminhões de janeiro a novembro estão 12% mais baixas, 123,3 mil contra 140,2 mil no mesmo período de 2013. Sem contar com o instrumento do contrato simplificado do PSI/Finame, as vendas demoram mais a serem aprovadas pelo BNDES, o que pode provocar retração do mercado em dezembro. 
As regras do financiamento subsidiado pelo governo, que envolvem novas taxas de juro, prazos e porcentual máximo financiável, ainda não foram divulgadas para 2015, o que poderia gerar algum aquecimento dos negócios antes da virada do ano diante da expectativa de encarecimento das taxas, mas sem a via desburocratizada de aprovação dos contratos esse fator poderá ser perdido. 
ÔNIBUS LADEIRA ABAIXO
As vendas de ônibus também registram quedas expressivas no mês e no ano. Com 2.655 emplacamentos em novembro, houve retração de 18,9% sobre o outubro e de 15,5% ante o mesmo mês de 2013. 
No acumulado de 2014, foram emplacados 29,3 mil ônibus de janeiro a novembro, número 11,7% inferior ao de idêntico período do ano passado.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA