DAF Caminhões
Facchini

DAF Caminhões

Perícia conclui que motorista do caminhão invadiu contramão no acidente que matou 13 mas MPT investiga abuso de jornada

Laudo do Instituto de Criminalística de Araraquara indica que a carreta envolvida no acidente que provocou a morte de 13 pessoas em Ibitinga, interior de São Paulo, no último dia 27, estava na contramão no momento do choque. A colisão ocorreu por volta das 23h30, na Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), na altura do quilômetro 368. De acordo com o delegado Carlos Alberto de Oliveira, responsável pelas investigações, a perícia confirmou a invasão, mas não informou as razões.
Uma das possibilidades é a fadiga de ambos os motoristas. Segundo o Jornal da Cidade de Bauru apurou, o Ministério Público do Trabalho está investigando a possibilidade de excesso de jornada dos motoristas, inclusive dos motoristas dos demais ônibus da mesma excursão, que chegaram à Borborema sem problemas. Segundo passageiros da excursão, os motoristas ficaram a disposição dos estudantes por 24h. A matéria do JCNET apurou ainda que o motorista do caminhão teria trabalhado durante o dia todo, antes de realizar a viagem.
A Lei 12.619/12, a chamada Lei do Descanso, determina que a jornada de trabalho deve ser de 8h com no máximo mais duas horas extras e o descanso entre jornadas deve ser de 11h. No caso dos motoristas do ônibus, a matéria indica que isso não ocorreu. Ao mesmo tempo em que o trágico acidente é objeto de investigações, no Congresso Nacional deputados ligados ao agronegócio e embarcadores tentam revogar a Lei do Descanso, aumentando a jornada de trabalho e, na avaliação do Procurador Paulo Douglas, criando condições para que acidentes como o de Ibitinga se repitam.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA