Fretebras Superior

Melhor Motorista de Caminhão do Brasil define os últimos campeões regionais da edição 2014

A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), organizada pela Scania com o objetivo de incentivar, valorizar e treinar o motorista, consagrou mais dois campeões regionais, durante a última etapa, realizada no fim de semana no Rio de Janeiro (RJ). Alexander da Silva, 40 anos, de São João de Meriti, foi o vencedor da rodada de sábado (15). Jorge Pereira de Araújo, 41 anos, do Rio de Janeiro, sagrou-se bicampeão dessa etapa regional no domingo (16). A 14ª e última etapa regional contou com 92 motoristas, aprovados nas duas fases pré-classificatórias.
No sábado, Alexander da Silva foi o primeiro finalista da etapa. Ele chegou à Casa Scania Equipo sem maiores pretensões. “Estou há seis anos na profissão e meu interesse foi na oportunidade de capacitação. Estar entre os 50 motoristas desta final já é muito bom.” Atento aos detalhes das provas práticas e procurando manter a calma, Alexander acabou superando seus concorrentes. “Coloquei na cabeça que não adiantava ficar nervoso. Acho que esse foi o segredo que me levou até a final nacional.”
Jorge Pereira de Araújo venceu a etapa do Rio de Janeiro em 2012 e ficou em terceiro lugar na final nacional. Este ano voltou vencer essa etapa regional. Mas a tarefa não foi fácil. A decisão ficou na prova de manobra, e, segundo Jorge, no detalhe: “Tremi antes da manobra por causa da chuva, que poderia prejudicar a visibilidade. Um detalhe como esse faz a diferença. Quando completei essa prova percebi que poderia vencer”. Há 23 anos na profissão, o sonho desse carioca é montar sua própria empresa de transporte. E o MMCB está ajudando nesse caminho. “Essa iniciativa da Scania me deu confiança e, principalmente, credibilidade. E todos os dias coloco o que aprendi aqui em prática. Acabei sendo um exemplo de transportador. Por isso quero ser um frotista independente no futuro.”
A Casa Scania Equipo organizou o evento e recebeu competidores, clientes e familiares. As provas (divididas em manobra, percurso, check-list e teórica) foram organizadas no sábado e no domingo. Durante o evento, a Caravana Scania do MMCB ofereceu serviços de apoio aos competidores e demais presentes. Diversão para as crianças, ações com os patrocinadores, gincanas e exames de saúde estavam entre as atividades oferecidas.
Foram arrecadados 562 kg de alimentos. Eles serão doados para a instituição Fernandinho Del Nero, de assistência a crianças carentes na Baixada Fluminense. “A última etapa do MMCB em 2014 foi competitiva e os campeões, decididos nos detalhes. Teve muita diversão para a família. Encerramos as etapas regionais com o sentimento de missão cumprida. Agora nos preparamos para a grande final nacional em São Paulo, com os 28 campeões nacionais”, afirma Rodrigo Machado, coordenador da etapa regional do Rio de Janeiro.

Etapas regionais
Alexander e Jorge se juntam a outros 26 campeões das 13 etapas regionais para a grande final nacional, que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Posto Sakamoto II, em São Paulo.
Pelo regulamento, as etapas são sempre realizadas nos fins de semana, totalizando 14 fases regionais, 28 rodadas com 28 finalistas. Em todo o Brasil, a Scania estabeleceu um novo recorde de participantes, 65 mil inscritos, superando as 47 mil inscrições da edição de 2012.

Premiação
O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Neste ano, a prova também elegeu o motorista mais jovem a obter a melhor pontuação nas etapas regionais.
Todos os inscritos na competição ganharam um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. Aqueles que passaram pela prova teórica online, segunda fase, ganharam o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest-Senat. Todos os 28 campeões regionais ainda receberam o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas.
Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest-Senat. O segundo e o terceiro colocado ganham uma série de prêmios, entre eles uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest-Senat.
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.
FONTE: Assessoria de Imprensa 

Postar um comentário

0 Comentários