Facchini

Ford lança sistema de monitoramento para caminhões da Nova Série F e Cargo

A Ford Caminhões passou a oferecer em todos os veículos das linhas Série F e Cargo o sistema de monitoramento e rastreamento FordTrac instalado de fábrica. O serviço, criado em parceria com a Autotrac, empresa pioneira nessa tecnologia do País, oferece várias opções de monitoramento, de acordo com as necessidades do cliente, e pode ser habilitado em todos os 140 distribuidores da Rede Ford Caminhões.
"O FordTrac é um sistema avançado e completo, com várias funcionalidades para que o cliente tenha mais segurança e controle do desempenho de seus veículos, além de auxiliar na redução dos custos com combustível, pneu e manutenções, através do gerenciamento à distância de como o motorista conduz o veículo", diz Silvio Fedele, gerente de Rede de Distribuição e Pós-Venda da Ford Caminhões.
O equipamento, que já vem instalado de fábrica no caminhão, recebe as posições do veículo via satélite utilizando o sistema GPS, além dos dados de telemetria (como velocidade, consumo de combustível e rotação e temperatura do motor,) obtidos diretamente do barramento CAN.
Todas essas informações são transmitidas para o software de operação do sistema, utilizando a rede celular GPRS. Os gráficos gerados "online" são de fácil compreensão pelo usuário e informam a localização do caminhão e a rota percorrida em mapas digitais, permitindo a definição de cercas eletrônicas e áreas de risco. O sistema permite também o bloqueio eletrônico do caminhão através do barramento CAN (blindagem eletrônica).
Para completar a lista de benefícios, os clientes FordTrac tem à sua disposição o serviço de pronta resposta nacional, totalmente gratuito. "Em caso de roubo, o cliente aciona o call center 24 horas e uma equipe especializada se desloca até a última posição do veículo para localizá-lo e salvaguardá-lo", explica Silvio Fedele.
Além de ser uma importante ferramenta para auxiliar na redução de roubos e sinistros, o FordTrac ajuda o cliente a gerenciar melhor a sua frota, obtendo o máximo de rentabilidade na operação. "Nosso objetivo é oferecer não apenas o caminhão, mas uma série de serviços que agreguem eficiência ao negócio dos nossos clientes", conclui Silvio Fedele.
FONTE: DCI 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA