Facchini

Daimler prepara caminhão autônomo para 2025

Se as montadoras já estão preparando seus automóveis autônomos para entrarem no mercado nos próximos quatro ou cinco anos, os fabricantes de caminhões também não deverão ficar de fora. Um deles tomou a iniciativa de divulgar algo a respeito de um veículo comercial que dirige sozinho.
A Daimler – controladora da Mercedes-Benz – apresentou seu caminhão do futuro, um protótipo que consegue rodar de fora autônoma em velocidades de até 90 km/h, que no Brasil é a velocidade limite para este tipo de veículo, embora eles possam (e o fazem com frequência…) andar bem mais. A expectativa é de que esteja no mercado em 2025.
Baseado na última geração do extrapesado Actros, o veículo comercial autônomo está equipado com quatro sensores-radar e duas câmeras, que interagem diretamente com o controle de cruzeiro adaptativo, controle de estabilidade e alerta de mudança de faixa.
Além disso, o Mercedes-Benz autônomo dispõe de um sistema chamado “Predictive Powertrain Control”, que utiliza dados de topografia da rota para tornar a condução mais eficiente, reduzindo consumo e desgaste de freios.
Por enquanto, a tecnologia não permite mudar de faixa e ultrapassar outros veículos, mas a Daimler ainda dispõe de muitos anos para aperfeiçoar o sistema. A empresa ressalta que isso não vai retirar a função do motorista, mas torná-la menos cansativa e mais segura durante as viagens.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA