Facchini


Chimera acelera rumo ao futuro

Chimera é o mais novo e espetacular show-truck da Svempa Bergendahl, famosa construtora sueca de caminhões personalizados. Com um visual incrível, o veículo vibra com potência graças ao confiável motor Scania V8 que ruge com seus 1.460 HP, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,6 a 5 segundos.
O veículo é o quarto caminhão de shows da Svempa e, como seus precursores, a expectativa é que aumentará ainda mais uma legião de seguidores em todo o mundo. A apresentação do novo caminhão aconteceu no Festival de Caminhoneiros Country (Trucker & Country Festival) de Interlaken, na Suécia, entre 27 e 29 de junho.

Preparado para o futuro
Jan Richter, projetista da equipe Svempa diz que “o Chimera preenche uma lacuna em nossa coleção, a de um caminhão com uma característica realmente futurística. Com seu motor atraentemente exposto e sua engenharia de design, ele eleva ao máximo o nível de styling. Mas ele também possui tecnologia de ponta, utilizando materiais de alto nível, e também já se encontra preparado para a futura tecnologia elétrica híbrida.”
A equipe da Svempa começou a esboçar o projeto do Chimera há aproximadamente cinco anos. Realizaram inúmeras alterações no design antes do produto chegar ao ponto de estar pronto e tinindo para sair às pistas, com exceção de alguns ajustes adicionais ao motor.
“Anteriormente, tínhamos um olhar voltado para uma aparência com um toque retro, mas agora mudamos para algo totalmente contemporâneo, em todos os sentidos,” disse o Richter. “Tem também um estilo mais voltado para competições, com uma atitude mais ousada. Porém, continuamos a aderir cuidadosamente a uma linguagem de design com a assinatura Scania, embora levando-a uns bons passos mais adiante.”
Um agrado para os fãs
Richter tem muita esperança que o caminhão desperte a atração dos fãs tanto quanto os show-trucks anteriores, mas acredita que será necessário se acostumarem com o novo design. “A expectativa de nossos fãs é por algo fora do comum e é precisamente isso que estamos entregando,” completa.
O nome do veículo é homenagem à Chimera que, de acordo com a mitologia, era um monstro de três cabeças que expeliam chamas de fogo e era um hibrido de leão, marreco e bode, tendo uma cobra como cauda. E este modelo se associa com o ainda mais poderoso Grifo da Scania.
O tour do Chimera
Após sua exibição em Interlaken, o Chimera será mostrado no  Truckstar Festival em Assen, na Holanda, em 26 e 27 de julho e no  Elmia Lastbil show em Jönköping,  na Suécia, de 20 a 23 de agosto. Na Noruega, o Chimera será exibido de 4 a 9 de setembro no TRANPORTmessa, em Gardemoen, e de 12 a 14 de setembro em Dyrsku’n, Seljord. Também estará em exposição nas 24 Horas de Le Mans Caminhões (Le Mans’ 24 Heures Camions), em 11 e 12 de outubro. Datas adicionais poderão ser anunciadas.
Especificações do Scania Chimera
Motor: Scania V8 de 16,4 Litros, 1.460 HP com aumento previsto para 2.190 HP.
Sistema de escapamento em aço inox, com 6 turbos holset.
Transmissão Allison modificada de 6 marchas.
Interior pela Laxå Special Vehicles utilizando a P-cab modificada com componentes da R-cab.
Peso: 4.780 kg, principalmente devido à estrutura tubular de aço inox.
Chassi com suspensão dianteira com montagem independente A-link e amortecedores duplos em cada lado.
FONTE: Scania Brasil 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA