Facchini

Randon New R

Implementos só com pneus novos

No final do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução N° 462, alterou os artigos 1º e 2º da Resolução nº 558/1980.  Com isso, caminhões tratores, reboques e semirreboques, nacionais ou importados, somente poderão ser comercializados no País quando equipados, em todos os eixos, com pneus novos que satisfaçam às exigências estabelecidas pela Norma EB 932 da Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT.
A mudança na legislação beneficiará a indústria nacional de pneus. “Pela regulamentação anterior, os pneus nacionais e importados, usados ou recapados, poderiam ser levados ao implementador para montagem no equipamento novo. A necessidade de armazenamento e de montagem tornava a operação complexa e também gerava uma discrepância no processo de cotação, que deveria considerar valores com e sem pneus, não deixando claro o preço dos implementos”, explica Daniel Vasconcelos, gerente de vendas Equipamento Original Pneus de Carga da Continental Pneus para a América do Sul.
A Continental oferece para reboques, semirreboques e bitrens o pneu HTR1. Disponível na medida 295/80 R22.5, ele incorpora uma série de inovações, incluindo um composto especial de borracha que reduz a resistência ao rolamento, o que realmente faz a diferença em um pneu dedicado ao segmento,  proporcionando maior economia de combustível, além de resistência a areastes laterais.
Outra preocupação do departamento de engenharia da Continental na concepção do HTR1 foi melhorar a durabilidade da carcaça, permitindo que o pneu, ao final de sua primeira vida útil, possa ser reutilizado para recapagem. Dessa forma, os sulcos de sua banda de rodagem ganharam um desenho piramidal patenteado, que evita a retenção de pedras, preservando a estrutura do pneu.
FONTE: Na Boléia 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA