Facchini

Scania classifica treinamento de motoristas como essencial ao futuro da profissão

Apesar de mais de 60% das cargas movimentadas no Brasil ser transportada por caminhões, o setor carece de profissionais. De acordo com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) e outras entidades, existem hoje mais de 130 mil vagas abertas para condutores. Um dos principais agentes para reduzir esse gargalo logístico é o treinamento. A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), que abrirá suas inscrições nesta sexta-feira (4 de abril), reforça a preocupação da Scania com a qualificação profissional. O preparo na direção também diminui acidentes e mortes nas estradas, além de contribuir para mais eficiência das empresas desse mercado.  
“A sociedade não pode se esquecer do papel do motorista de caminhão para o desenvolvimento da economia. Esse é um dos objetivos da criação do MMCB”, diz Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil. “Vale a pena ressaltar que um condutor atualizado trabalha com mais segurança, adquire conhecimentos e aumenta sua preocupação com a direção defensiva. São fatores que revertem em benefícios à sociedade.” 
Outras estatísticas levantadas pela Fabet indicam que a conscientização para um trânsito mais humano é capaz de diminuir em até 47% o índice de acidentes nas rodovias, e um motorista plenamente capacitado pode reduzir o consumo de combustível de seu caminhão em até 15% e aumentar a vida útil dos pneus em cerca de 10%. 
Além da organização do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, a colaboração da fabricante nesse campo se materializa no Programa de Treinamento de Motoristas Scania, por meio de instrutores batizados de “master drivers”. Esses profissionais, altamente qualificados e especialmente selecionados e treinados, têm a missão de ajudar os condutores a alcançar uma operação ainda mais eficiente e sustentável de seus veículos. Os instrutores põem em prática o equilíbrio entre a teoria e a prática no aperfeiçoamento das habilidades de direção independentemente da tarefa de transporte a ser desempenhada.
“Os jovens, especialmente, não podem perder o encanto pela profissão de motorista de caminhão. Um dos caminhos para evitar um quadro crítico é justamente o treinamento”, salienta Santos. 
“Outros fatores de atração são os caminhões cada vez mais tecnológicos, seguros e confortáveis que a indústria produz, e a nova Lei do Motorista (12.619), que está profissionalizando o setor com cargas horárias definidas e tornando as viagens menos longas e cansativas, para o condutor não ficar muito tempo longe da família.”
Ao interessado em se destacar nesse mercado de trabalho há diversas alternativas, desde o curso oferecido pela rede Scania até as escolas especializadas em qualificação. “Faço um convite também aos motoristas mais experientes, que podem aprender a operar veículos de maneira mais econômica e segura e ainda multiplicar seus conhecimentos com outros colegas de mais ou menos tempo de estrada”, completa Santos.

Curso grátis para todos os inscritos
Uma das formas práticas de contribuição da Scania para a qualificação de motoristas está no ato da inscrição na competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2014, no período de 4 de abril a 27 de julho. No ato de inscrição, o participante ganha um folheto (digital ou impresso, conforme o tipo de cadastro feito), com conteúdo educativo sobre a legislação vigente, preocupação ambiental e dicas relacionadas à condução responsável, defensiva e econômica. O material servirá como base para responder a um questionário que deve ser entregue com o formulário de inscrição. 
Confirmada a inscrição, cada participante ganha um treinamento online que poderá auxiliá-lo na carreira. Além disso, o formato das finais regionais permite que nas 14 etapas cerca de 1.400 condutores sejam efetivamente treinados pela Scania e seus parceiros. 
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA