Facchini

Randon New R

Scania abre inscrições presenciais para competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

A Scania anuncia a abertura, a partir de hoje (22 de abril), de 423 pontos credenciados para os interessados em participar da quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB) fazerem sua inscrição de forma presencial. Vale a pena ressaltar que a participação dos condutores também pode ser feita de forma digital pelo site www.melhormotorista.com.br. Em ambos os casos, o prazo vai até 27 de julho.
O cadastramento presencial pode ser feito nas concessionárias Scania, nas redes Bridgestone, Noma e Graal, nas unidades do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), nos centros de distribuição e fábricas da BRF, Cargill, C&A, Danone, Natura e Pepsico e nas salas de atendimento da Pamcary. Outros pontos oficiais são as escolas de treinamento de motoristas, Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), em Concórdia (SC) e Mairinque (SP); Centro de Treinamento de Motoristas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Centronor), em Vacaria; Associação dos Transportadores de Cargas de Mato Grosso (ATC), em Rondonópolis; e Centro de Treinamento e Qualificação no Transporte (CTQT), em Maringá (PR). A lista completa de locais e respectivos endereços pode ser encontrada no site da competição.
“Com um grande número de postos para inscrição, além da opção pela internet, a Scania quer facilitar ao máximo o acesso do motorista à competição”, explica Rodrigo Machado, coordenador da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. “O MMCB 2014 tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes.”
A expectativa da marca para esta edição é alcançar 50 mil inscrições. A grande final contará com 28 campeões regionais e será realizada de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.

A competição que originou o MMCB foi criada pela Scania em 2003, na Suécia, batizada de Young European Truck Driver (Jovem Motorista de Caminhão Europeu). No balanço mundial, a marca já recebeu mais de 200 mil inscrições, e pouco mais de 100 mil – mais da metade – somente no Brasil.
A falta de motoristas hoje no Brasil está em nível crítico. Atualmente, de acordo com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) e outras entidades, existem mais de 130 mil vagas abertas para condutores. Algo que vem movimentando o setor em razão de um potencial aumento de postos de trabalho é a Lei 12.619, em vigor desde abril de 2012, que garante ao profissional carga horária definida. Com isso, muitas transportadoras estão em busca de outros motoristas para conseguir cumprir os prazos de entrega de cargas.
Segundo a Fabet, a conscientização para um trânsito mais humano é capaz de diminuir em até 47% o índice de acidentes nas rodovias, e um motorista plenamente capacitado pode reduzir o consumo de combustível de seu caminhão em até 15% e aumentar a vida útil dos pneus em cerca de 10%.

Como participar
O motorista que tiver interesse na competição deve possuir carteira de habilitação categoria E, preencher um formulário e responder a um questionário no ato da inscrição. Os participantes serão avaliados por meio de provas teóricas e práticas.

Etapas
A competição 2014 está dividida em quatro fases. Na inscrição, o participante já será testado, e só passará para a segunda etapa se for aprovado no questionário obrigatório do cadastro. A segunda fase será uma prova teórica online; a terceira consistirá nas provas práticas das 28 etapas regionais, e a grande final ocorrerá no período de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.
Caso o participante seja aprovado na primeira fase, poderá fazer a prova teórica online no período de 1º de maio a 30 de julho. No cadastro, o condutor apontará dentre os locais preestabelecidos onde pretende realizar a final regional. Os classificados na prova online serão informados por telefone. Em caso de dúvida, o motorista poderá saná-las pelo telefone 0800 772 9822.
As finais regionais serão organizadas de 2 de agosto a 16 de novembro, em 14 cidades diferentes e nos fins de semana, com uma prova por dia (sábado e domingo) e um total de 28 motoristas finalistas. Cada desafio regional avaliará os condutores por provas teóricas e práticas (checklist e segurança de carga, percurso – direção econômica, manobra e combate a incêndio e resgate).
As 28 fases regionais serão disputadas dentro das concessionárias Scania, nas cidades de: Sumaré, SP (2 e 3 de agosto), Guarulhos, SP (9 e 10 de agosto), São José dos Pinhais, PR  (16 e 17 de agosto), Eldorado do Sul, RS (23 e 24 de agosto), Lajeado, RS (30 e 31 de agosto), Dourados, MS (6 e 7 de setembro), Sinop, MT (13 e 14 de setembro), Porto Velho, RO (20 e 21 de setembro), Uberlândia, MG (27 e 28 de setembro), Feira de Santana, BA (11  e 12 de outubro), Jaboatão dos Guararapes, PE (18 e 19 de outubro), Marituba, PA (1º e 2 de novembro), Contagem, MG (8 e 9 de novembro) e Rio de Janeiro (15 e 16 de novembro).

Premiação
Todos os inscritos na competição ganharão um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”. Aqueles que passarem pela prova teórica online, ganharão o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações. Ambos são gratuitos e oferecidos pelo Sest Senat. Todos os 28 campeões regionais ainda recebem o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas.
Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil (aumento de R$ 10 mil em relação à última edição), distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos.
Além disso, ele ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest Senat. O segundo e o terceiro colocados ganham uma série de prêmios, entre eles uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest Senat.
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA