Facchini

Produção de carrocerias de ônibus cresce em fevereiro

A indústria nacional de carrocerias de ônibus melhorou, de forma significativa, a produção em fevereiro na comparação com janeiro, um dos piores meses do setor nos últimos anos. As fabricantes entregaram 2,5 mil unidades, alta de 22,5% sobre o primeiro mês do ano. Já sobre fevereiro de 2013 ainda recuo, de 5%.
Todas as fabricantes apresentaram crescimento na comparação com janeiro. Ante fevereiro, no entanto, a alta foi impulsionada pelas empresas de menor porte, pois Caio/Induscar, Marcopolo Rio e Marcopolo registraram recuo, o que as faz registrar variação negativa também no bimestre.
Mesmo com a evolução de fevereiro as empresas acumulam perdas de 9% no ano, com total de 4 mil 539 unidades. O mercado interno é o responsável direto pela variação com queda de 11%, para pouco mais de 4 mil unidades. As exportações somaram 527 embarques, alta de 11%.
Após manter-se líder nas exportações nos últimos anos a Marcopolo perdeu a posição para a Caio/Induscar no acumulado de 2014. A empresa de São Paulo soma 193 unidades, equivalente a 36,5% do total embarcado, mais de 30 pontos de alta. A Marcopolo, com queda de 27% no bimestre, responde por 29% ante 44% anteriores. Por consequência a Comil, que sustentava o segundo posto, caiu para terceiro, com declínio de 28% nos embarques, ficando com 15% do total, recuo de 9 pontos.
Também houve mudança no mix de carrocerias exportadas. As rodoviárias ainda têm a liderança, com 46% do total, mas 5 pontos abaixo do primeiro bimestre do ano passado. Já as urbanas elevaram a participação de 8% para 39%, ocupando posição que era dos micros, que caíram de 31% para 7%.
FONTE: Auto Data 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA