Facchini

Randon New R

MB, Volvo e International crescem no mercado em queda

Em cenário de declínio do mercado de caminhões no bimestre – as vendas caíram 3,9% comparadas a igual período de 2013 – apenas Mercedes-Benz, Volvo e International registraram resultados positivos. Ainda assim a liderança da MAN Latin America, com 26,9% de participação, permaneceu inabalada no período.
As vendas dos caminhões Mercedes-Benz cresceram 0,6% no bimestre, para 5 mil 68 unidades, dando à companhia a vice-liderança do ranking, aproximando-se da MAN mas vendo a diferença sobre a terceira colocada, Volvo, reduzir-se. Isso porque a marca sueca cresceu 20,6% no período, para 3 mil 145 caminhõsses, apresentando desempenho completamente descolado do restante do mercado.
Dali para baixo, com exceção das empresas com novas fábricas – a International cresceu 44% e a DAF não registrara nenhuma unidade emplacada no primeiro bimestre do ano passado – todas apresentaram retração: a Ford caiu 14,3%, a Scania 6,5%, Iveco 10,1%, Agrale 33,3% e Hyundai 25,6%.
Ônibus 
No ranking de chassis de ônibus apenas MAN e Agrale apresentaram queda – e puxaram o mercado para baixo, pois no bimestre os licenciamentos caíram 1,8%.
A líder Mercedes-Benz cresceu 13,7% e conquistou 40,7% do mercado. Iveco, com aumento de 10,5%, e Scania, com alta de 29,6%, também registraram bom desempenho nos dois primeiros meses de 2014 na comparação com mesmo período do ano passado.
FONTE: Autodata 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA