Facchini

Hill Hold proporciona segurança e evita desgaste do trem de força

Dirigir um caminhão não é uma tarefa fácil. Além de dominar a alta tecnologia do equipamento e ter a responsabilidade de transportar a carga em segurança, o condutor ainda precisa lidar com inúmeras condições adversas: trânsito, mau estado das vias, chuva forte, subidas e descidas íngremes… Foi pensando em facilitar a condução nestas situações que a Scania desenvolveu o Hill Hold, um dispositivo que auxilia as partidas em rampas, utilizando os freios para manter o caminhão parado.
O Hill Hold pode ser acionado pelo motorista por meio de um botão no painel de instrumentos. Jeferson Silva, Engenheiro de Produto da Scania, explica como funciona: “o condutor dirige normalmente até que ele para em uma subida ou descida; quando ele solta o pedal do freio para acelerar, o sistema mantém a frenagem acionada por um período de quatro a cinco segundos”. Com isso, o motorista tem tempo hábil para tirar o pé do freio e acelerar sem que o caminhão desça.
Em caminhões com EBS, sistema eletrônico de freios, o Hill Hold é item de série, mas também está disponível para veículos equipados com freios ABS – tanto em caminhões off road quanto rodoviários.
Segurança e durabilidade
O principal benefício do Hill Hold é a segurança. “O sistema ajuda a evitar colisões com outros veículos ou até mesmo com pedestres”, afirma Jeferson. Além disso, seu uso evita que o trem de força do caminhão seja sobrecarregado. O engenheiro explica: “em um caminhão sem Hill Hold, o motorista para na subida, aciona o freio de estacionamento e acelera antes de soltá-lo. Isso faz com que o motor sofra e gere esforço em todo trem de força, provocando torção nos eixos e desgaste prematuro aos componentes.” Ou seja, o sistema proporciona maior durabilidade.
FONTE: Scania Brasil 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA