Facchini

Governo de Santa Catarina confirma que obras da fábrica de caminhões em Lages, na Serra, devem começar ainda em março

O governo de Santa Catarina reforçou nesta quinta-feira os planos da Sinotruk de iniciar ainda em março a terraplanagem do local onde será construída a fábrica de caminhões de Lages, a primeira da companhia chinesa no Brasil. As principais questões burocráticas estariam superadas e as obras podem finalmente ser iniciadas quase dois anos após o primeiro anúncio. 
O protocolo de intenções entre o governo do Estado e a companhia chinesa se comprometendo em construir a fábrica em Lages foi assinado em abril de 2012 após seis meses de negociações. 

Em julho do mesmo ano, durante evento para jornalistas em São Paulo, a direção da empresa anunciou que as obras começariam em seguida. Mas problemas relacionados à compra do terreno, na localidade de Índios, atrasaram o cronograma. 
Um ano se passou até que, em agosto de 2013, ao comemorar a sua habilitação no programa Inovar-Auto, medida do governo brasileiro para estimular o investimento na indústria automobilística nacional, a direção da Sinotruk informou que as obras iniciariam em outubro. Porém, o prazo foi extrapolado em mais cinco meses, e a fábrica continua só no papel. 
No último dia 12, o diretor geral da Sinotruk Brasil, Joel Anderson, comunicou oficialmente ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio a conclusão do projeto e a implantação da fábrica em Lages. Na ocasião, Anderson disse que a terraplanagem inicia em março e que em setembro do próximo ano, ou seja, daqui a 18 meses, começa a produção dos caminhões. 
O secretário de Articulação Nacional, João Matos, representou o governo de Santa Catarina na reunião, realizada em Brasília, e confirmou nesta quinta-feira ao Diário Catarinense o novo prazo anunciado. Ele destaca que o comunicado feito pela Sinotruk ao Ministério era a etapa burocrática mais importante que faltava e que com isso o cronograma não deve mais atrasar. 

Investimento de R$ 300 milhões, mil empregos e oito mil caminhões/ano
Com investimentos de R$ 300 milhões, a fábrica será construída em uma área de 100 hectares no Distrito de Índios, às margens da BR-282 e a 15 quilômetros do Centro de Lages. Serão criados 1,1 mil empregos, dos quais, 98% brasileiros, preferencialmente da Serra Catarinense. 
A Sinotruk planeja montar cinco mil caminhões no primeiro ano e oito mil nos anos seguintes para atender a toda a América do Sul. Em Lages, será fabricada a família do modelo A7, com vocação para aplicações rodoviárias pesadas, como o bitrem, o rodotrem e o treminhão, nas opções de tração 4 x 2, 6 x 2, 6 x 4 e 8 x 4. 
Os primeiros veículos da Sinotruk chegaram ao Brasil no fim de 2008 para testes e adaptações, e as vendas iniciaram em abril de 2010. Desde então, foram vendidas mais de 1,5 mil unidades. Atualmente, a companhia tem aproximadamente 30 concessionárias no país.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA