Facchini

Randon New R

Governo de Santa Catarina confirma que obras da fábrica de caminhões em Lages, na Serra, devem começar ainda em março

O governo de Santa Catarina reforçou nesta quinta-feira os planos da Sinotruk de iniciar ainda em março a terraplanagem do local onde será construída a fábrica de caminhões de Lages, a primeira da companhia chinesa no Brasil. As principais questões burocráticas estariam superadas e as obras podem finalmente ser iniciadas quase dois anos após o primeiro anúncio. 
O protocolo de intenções entre o governo do Estado e a companhia chinesa se comprometendo em construir a fábrica em Lages foi assinado em abril de 2012 após seis meses de negociações. 

Em julho do mesmo ano, durante evento para jornalistas em São Paulo, a direção da empresa anunciou que as obras começariam em seguida. Mas problemas relacionados à compra do terreno, na localidade de Índios, atrasaram o cronograma. 
Um ano se passou até que, em agosto de 2013, ao comemorar a sua habilitação no programa Inovar-Auto, medida do governo brasileiro para estimular o investimento na indústria automobilística nacional, a direção da Sinotruk informou que as obras iniciariam em outubro. Porém, o prazo foi extrapolado em mais cinco meses, e a fábrica continua só no papel. 
No último dia 12, o diretor geral da Sinotruk Brasil, Joel Anderson, comunicou oficialmente ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio a conclusão do projeto e a implantação da fábrica em Lages. Na ocasião, Anderson disse que a terraplanagem inicia em março e que em setembro do próximo ano, ou seja, daqui a 18 meses, começa a produção dos caminhões. 
O secretário de Articulação Nacional, João Matos, representou o governo de Santa Catarina na reunião, realizada em Brasília, e confirmou nesta quinta-feira ao Diário Catarinense o novo prazo anunciado. Ele destaca que o comunicado feito pela Sinotruk ao Ministério era a etapa burocrática mais importante que faltava e que com isso o cronograma não deve mais atrasar. 

Investimento de R$ 300 milhões, mil empregos e oito mil caminhões/ano
Com investimentos de R$ 300 milhões, a fábrica será construída em uma área de 100 hectares no Distrito de Índios, às margens da BR-282 e a 15 quilômetros do Centro de Lages. Serão criados 1,1 mil empregos, dos quais, 98% brasileiros, preferencialmente da Serra Catarinense. 
A Sinotruk planeja montar cinco mil caminhões no primeiro ano e oito mil nos anos seguintes para atender a toda a América do Sul. Em Lages, será fabricada a família do modelo A7, com vocação para aplicações rodoviárias pesadas, como o bitrem, o rodotrem e o treminhão, nas opções de tração 4 x 2, 6 x 2, 6 x 4 e 8 x 4. 
Os primeiros veículos da Sinotruk chegaram ao Brasil no fim de 2008 para testes e adaptações, e as vendas iniciaram em abril de 2010. Desde então, foram vendidas mais de 1,5 mil unidades. Atualmente, a companhia tem aproximadamente 30 concessionárias no país.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA