Facchini

Randon New R

Fabricantes de ônibus veem reação em 2014

Depois da tempestade, o mercado de fabricação de ônibus começa a dar sinais de recuperação. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), José Antonio Fernandes Martins, este ano deve registrar um aumento de 3 % nas vendas em relação a 2013, quando foram vendidas 28.813 carrocerias. No ano passado, a expectativa de crescimento era de 10%, mas a estimativa nem de longe se confirmou e as vendas ficaram praticamente estagnadas, com alta de apenas 0,7%.
"As manifestações que começaram em junho atrapalharam tudo. Agora, os governos começaram a organizar a casa. Os dois últimos anos foram quase perdidos, porque sem segurança jurídica o empresário não tem como investir e renovar a frota. No ano passado, a gente até que vinha bem. Até setembro, o aumento era de 5,7%. Foi quando começamos a sentir o efeito dos protestos", disse, lembrando que, de junho de 2013 até hoje, foram queimados mais de 500 ônibus em todo o Brasil. Cada veículo novo custa R$ 400 mil.
As vendas externas também não ajudaram a indústria em 2013, com queda de 3,2% e 4.118 unidades exportadas. Acontece que a gora o dólar está novamente em alta. E aí muda tudo. Nossa estimativa é de exportar 4% mais do que no ano passado", analisou.
FONTE: Fenabrave 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA