Facchini


Engenharia e segurança, com padrões de tecnologia funcional e de proteção

Os novos Cargo 2042 e Cargo 2842 incoporam sistemas de segurança funcional e de proteção para atender tanto o motorista quanto o patrimônio do operador do transporte. Os itens foram definidos em pequisa direta com os usuários, o que resultou  na oferta da tecnologia mais adequada para caminhões com vocação rodoviária. Além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle de estabilidade, controle de tração e freio-motor por descompressão, a nova linha Cargo extrapesado tem de série equipamentos como travamento automático das portas e chave com código eletrônico antifurto.  
O freio ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) evita o bloqueio das rodas e ajuda a manter o controle direcional do veículo em freadas bruscas. O sistema monitora a velocidade de cada roda e entra em ação quando detecta diferenças significativas entre elas. Variando a pressão do freio em cada roda, o EBD otimiza a aderência entre os pneus e o piso e regula a força de frenagem de acordo com a condição de carga do veículo.
Por ser um sistema inteligente, o controle automático do sistema de freios reduz o gasto dos componentes e dos pneus. A sua manutenção é simples e dispensa qualquer regulagem especial. Ou seja, além de aumentar a segurança, o sistema ABS com EBD reduz os custos de manutenção do veículo e aumenta a rentabilidade do transportador. Essa tecnologia está disponível de série nas duas versões de caminhões extrapesados da Ford.

O controle eletrônico de estabilidade (ESP) é outro recurso inteligente oferecido como opcional no Cargo 2842. O sistema conta com sensores que identificam se o caminhão está saindo do curso original e aciona os freios individualmente nas rodas, além de reduzir o torque do motor, se necessário, para mantê-lo sob controle. É uma assistência que ajuda o motorista a conservar o veículo na pista, em situações que a composição tenha fugido do seu comando. 
Assim como o ABS, o controle automático de estabilidade aumenta a segurança em estradas sinuosas, com piso molhado ou escorregadio. Com isso, reduz os custos causados por acidentes ou desgaste prematuro dos componentes de freio e pneus, sem contar as perdas da carga transportada.
O controle automático de tração (ASR) é outro recurso ativo de auxílio ao motorista, muito útil em partidas e arrancadas em piso de baixo atrito. Ele controla a tração nas rodas de forma independente, usando o sistema de freio e o torque nos eixos para otimizar a aderência.
O sistema também adequa a tração para a arrancada de acordo com o peso da carga transportada. Da mesma forma, ajuda a evitar o desgaste excessivo dos pneus e componentes mecânicos e economiza  combustível, reduzindo o custo operacional.
Outro recurso que facilita a direção do Novo Cargo extrapesado é o freio-motor Turbobrake por descompressão, que auxilia o motorista em situações de declive, reduzindo o torque e a potência do motor e a velocidade da composição. Equipamento de série em ambos os modelos, ele é acionado por uma alavanca ao lado do volante e atua automaticamente, reduzindo também o desgaste dos componentes de freio. 
Proteção contra roubo
A Ford equipou os cavalos-mecânicos Cargo extrapesados com uma série de recursos de segurança de ponta para preservar o patrimônio do transportador. Entre eles, o consagrado sistema global antifurto da Ford – PATS –, com código eletrônico que inibe o funcionamento do motor quando uma chave não programada é inserida no cilindro de ignição. Além do segredo mecânico, a chave possui uma cápsula eletrônica que transmite dados únicos aos módulos eletrônicos do veículo para que a partida seja autorizada. 
O sistema também permite que o motorista realize o bloqueio eletrônico do caminhão por meio de um código numérico inserido pelo cilindro da ignição. Desse modo, só é possível ligar o motor com a chave original e o código correto. Pela chave, também é possível travar ou destravar as portas do caminhão remotamente.
Para confirmar o travamento, um sinal luminoso é emitido quando a tecla é acionada pela segunda vez. Essa tecnologia conta ainda com um sistema de retravamento automático: se nenhuma porta for aberta após determinado tempo do destravamento, elas são retravadas automaticamente. Se o motorista não travar manualmente as portas ao entrar na cabine, o sistema faz o travamento automaticamente quando o veículo atinge a velocidade de 8 km/h.
Outro recurso simples, porém muito eficiente para preservar a segurança dos ocupantes e do veículo, são as coberturas externas dos degraus da cabine, que impedem o acesso à cabine após o fechamento das portas.
Rastreamento e telemetria
O sistema de rastreamento e monitoramento da Ford Caminhões, chamado de  FordTrac, é considerado o mais seguro do mercado e traz ferramentas avançadas de monitoramento para o transportador gerenciar sua frota à distância, em tempo real, combinando funções de telemetria, logística e segurança. 
A telemetria permite registrar de forma remota as principais informações de uso e desempenho do caminhão, como velocidade, rotação do motor, distância percorrida, pontos de parada e consumo de combustível. Ou seja, dados importantes para otimizar o transporte, reduzir os custos de operação e manutenção da frota. 
No aspecto de segurança o sistema reduz os riscos para o transportador, com diversos dispositivos que inibem o furto da carga e do veículo. Se o caminhão sai da rota planejada, por exemplo, um sinal de alerta é disparado imediatamente para a central de monitoramento. Além disso, contribui para reduzir os valores de seguro, já que eles se baseiam no risco de roubo do veículo e da carga.
Comparado a outros produtos disponíveis no mercado, o Fordtrac oferece várias vantagens em termos de tecnologia, eficiência, segurança e garantia. Nos sistemas convencionais, o bloqueio é realizado de forma física, através de relés, fusíveis ou corte de energia, que param abruptamente o motor. Já o FordTrac funciona totalmente integrado aos módulos eletrônicos do veículo, por meio da troca de mensagens criptografadas, sem a necessidade de sensores adicionais. O bloqueio é feito pelo despotenciamento do motor.
O sistema conta com alto nível de proteção. A paridade entre módulos evita o desbloqueio do caminhão com a substituição de um dos módulos. O sistema já vem com detector de “jammer” – bloqueador de sinal de celular – e conta com inteligência embarcada programável para tomada de decisões que não dependem da ação do motorista ou do controle de frota. Também tem a opção de periféricos que reforçam a segurança do caminhão e da carga, como trava da quinta roda, engate e desengate do trailer e trava da porta do baú. 
Para completar, o equipamento tem instalação fácil e rápida e, por ser homologado de fábrica, preserva a garantia original do veículo. Além da proteção do caminhão e da carga – que às vezes vale mais que o veículo –, o rastreamento reduz os custos de combustível, pneus e hora parada.
FONTE: Assessoria de Imprensa Ford 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA