Facchini


Cresce procura por manutenção programada

O avanço da tecnologia aplicada na fabricação dos caminhões no Brasil, especialmente quanto à eletrônica embarcada, tem revelado um viés importante no negócio de transportes. As empresas estão dedicando atenção maior nas revisões programadas, medida que evita a parada inesperada na rodovia, fato que sempre traz elevado prejuízo para a empresa. Só na Volvo, montadora que oferece o serviço planejado, a de programas de manutenção cresceu 135% nos últimos cinco anos. Só neste ano a alta já está em 17% em relação a 2011.    
Para Reinaldo Serafim, gerente de pós-venda da Volvo, essa é uma indicação de que o setor de transporte e logística está cada vez mais profissional, o que impulsiona a procura por programas de manutenção pelas transportadoras. Por conta disso, quase todos os fabricantes oferecem planos de manutenção no momento de concretizar a venda do veículo. Só a Volvo possui atualmente mais de 19 mil contratos ativos entre caminhões e chassis de ônibus.

Os motivos que levam as transportadoras a optarem por esse planejamento são vários e vão desde a necessidade de uma mão de obra altamente qualificada para lidar com a parte eletrônica do veículo, ao custo elevado de manter uma oficina própria. Além da questão imobiliária existe a necessidade constante de atualizar o conhecimento dos funcionários. 
E mesmo assim, o veículo pode sofrer uma pane mecânica longe da base da empresa.  Outro diferencial dos programas de manutenção é que o cliente pode fazer as revisões em qualquer concessionária da marca no país. “Isso permite que ele possa alterar suas rotas de atuação de forma rápida, ganhando em flexibilidade e produtividade”, afirma o executivo da Volvo, marca que possui uma rede com 85 concessionários espalhados pelo País. 
FONTE: Transpoonline 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA