Facchini

Randon New R

Sinotruk apresenta detalhes de fábrica e pretende gerar até 1300 empregos em Santa Catarina

Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil, apresentou nesta sexta-feira, 27, em Lages, Santa Catarina, o plano de investimentos para a unidade fabril da Sinotruk que será construída na cidade e informações mais detalhadas sobre o projeto. A apresentação foi feita com a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e demais autoridades locais, além de concessionários Sinotruk do Paraguai e de Santa Catarina. Segundo o diretor, a produção inicial será de 5 mil caminhões por ano, chegando a 8 mil um ano depois em um único turno de produção. “Nossa produção será destinada a atender o mercado interno, assim como todo a América Latina”, diz Anderson.
A fábrica, que iniciará suas atividades com montagem em KD (Knock-down), será instalada em uma área de 1 milhão de metros quadrados ainda outra área de 1,2 milhões de metros quadrados dentro do complexo industrial destinado aos fornecedores da Sinotruk.
O cronograma prevê o período de julho a dezembro de 2012 para aprovações do projeto junto aos órgãos competentes, terraplanagem e outros. De janeiro de 2013 a junho de 2014 estão previstasobras de construção civil, compra e instalação de maquinários para atender a primeira fase do projeto que posteriormente irá receber investimentos visando atender os índices de nacionalização do novo regime automotivo. “Teremos investimentos significativos por parte de parceiros em motores, transmissão, eixos, cabines e demais itens que estarão sendo desenvolvidos na primeira etapa do projeto”, conta Joel Anderson.
Com base na produção de até 8 mil caminhões por ano em um único turno, a Sinotruk prevê gerar 400 empregos diretos e cerca de 700 empregos indiretos ligados à cadeia de fornecedores já na primeira etapa do projeto. “A demanda de novas vagas depende do mercado, por isso esse número pode crescer de forma significativa”, conta o diretor.
Os investimentos diretos previstos para a primeira etapa do projeto serão superiores a R$ 300 milhões, podendo chegar a R$ 1 bilhão em médio prazo por conta de investimentos necessários para o desenvolvimento de tecnologia, gestão, distribuição e comercialização.

Linha Knock-down
A linha de montagem em Knock-down é um conceito adotado por empresas que produzem muitas peças em suas matrizes e buscam, através da exportação e montagem destes blocos em outros países, benefícios para a comercialização de produtos em novos mercados. No caso da Sinotruk, kits de peças serão montados no exterior, e a fábrica de Lages será o ponto de montagem.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA