Facchini

Coteminas é o maior frotista de Actros no Brasil

A Mercedes-Benz aproveitou a cerimônia de reinauguração de sua fábrica de Juiz de Fora (MG) (leia aqui) para apresentar o maior cliente do produto mais caro montado em Minas Gerais, o caminhão pesado Actros – que por enquanto chega desmontado da Alemanha e será gradativamente nacionalizado ao longo dos dois próximos anos. Com a compra de 86 unidades Euro 5 do modelo, a Coteminas (maior tecelagem do País) torna-se o maior frotista de Actros no Brasil. 
Segundo Pedro Garcia Bastos Neto, vice-presidente industrial da Coteminas, as negociações de compra começaram em março e boa parte será paga à vista. Cada Actros tem preço sugerido em torno de R$ 460 mil e não pode ser financiado pelo Finame, que desde abril tem taxa de 7,7% ao ano, porque a linha do BNDES só é oferecida para aquisição de caminhões com no mínimo 60% de índice de nacionalização (em peso e valor). “Não precisamos esperar pelas medidas do governo”, informou Bastos Neto, que também não usará o plano especial criado para o Actros pelo Banco Mercedes-Benz.
Os 86 Actros vão ampliar a frota própria de 100 caminhões rodoviários da Coteminas. Os veículos são usados para transporte de insumos (principalmente algodão) e trocas de materiais entre as cinco fábricas do grupo, e carregamentos das unidades de produção para os centros de distribuição espalhados pelo País. “Descobrimos que dominar a logística é algo essencial para o nosso negócio, porque também estamos atuando no varejo e precisamos distribuir os produtos por todos os Estados”, explicou Bastos Neto.
A Coteminas já manifestou intenção de comprar mais 44 Actros nos próximos meses. Segundo Bastos Neto, agora tudo é questão de negociação de preço. “Já pedimos a noiva em casamento, agora vamos ver se ela vai aceitar”, brincou o executivo. Como ficaram de 8% a 15% mais caros os caminhões Euro 5, que atendem à legislação de emissões Proconve P7 em vigor desde janeiro, quase todos os frotistas estão impondo duras negociações para obter descontos antes comprar esses veículos. 

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA