Facchini

Randon New R

Scania reforça tecnologia embarcada dos veículos e traz novas versões do Opticruise e do Retarder para linha 2012


Com foco em sistemas que contribuem para aumentar a economia de combustível e a produtividade dos caminhões, a Scania traz nos modelos 2012 avanços em sua caixa automatizada, o Scania Opticruise, e em seu sistema de freio auxiliar, o Scania Retarder, agora com maior potência de frenagem. 
“A Scania é pioneira na implementação de caixa automatizada em caminhões no Brasil e, nesta Fenatran, apresenta ao mercado uma nova geração, com um software ainda mais inteligente, e uma versão mais potente do freio auxiliar, o Scania Retarder, somando este diferencial competitivo para os produtos da marca”, afirma Celso Mendonça, gerente de Pré-Venda da Scania no Brasil. 
Novo Scania Opticruise – A terceira geração da caixa de câmbio automatizada da Scania, que tem como objetivo principal facilitar a troca de marchas e corrigir eventuais desvios na condução, chega ao mercado brasileiro em uma versão com um software ainda mais inteligente e reduzido número de componentes. Os ganhos para o transportador nesta nova versão estão relacionados, principalmente, à agilidade e inteligência do sistema, capaz de entender melhor o comportamento e a forma de dirigir do motorista, conseguindo antever algumas situações de risco e corrigi-las independentemente da velocidade e condições topográficas em que o veículo se encontra.  “Os motoristas guiam com mais calma e de forma mais estável com o Scania Opticruise, o que economiza combustível, poupa os pneus e os freios e, ao mesmo tempo, aumenta a segurança do motorista e diminui os impactos ao meio ambiente”, completa Mendonça. A economia de combustível, segundo o engenheiro, pode chegar a até 10% com o opcional. 
O Scania Opticruise é baseado em uma caixa de câmbio padrão completamente manual, o que facilita a manutenção e a reposição de peças e será oferecido em uma versão totalmente automatizada, com ou sem pedal de embreagem, dependendo da operação em que o veículo será utilizado. Para o segmento Off Road é recomendado a utilização do sistema com pedal de embreagem devido às características das manobras. 
O novo Scania Opticruise tem a maior capacidade de entrada do mercado, com torque que varia de 2400Nm a 2800Nm. 
Funcionalidades – No Scania Opticruise todos os controles são integrados na alavanca à direita do volante, que também controla o Scania Retarder. O modo de operação normal é otimizado para maximizar a economia de combustível, usando baixos regimes de giro do motor e o torque máximo na medida do possível. 
Pela função de kick-down, o motorista pode forçar a redução de marchas, caso seja necessário, e o modo de potência permite rotações mais altas, por exemplo, durante subidas.  Entre os recursos específicos estão o modo de manobra e o modo de desatolamento automático, que percebe quando as rodas motrizes estão perdendo a aderência e permite ao veículo balançar rapidamente de um lado para o outro para sair de um buraco. 
O Scania Opticruise também oferece modo de condução especial adaptado para terrenos acidentados que complementa o modo normal e o modo de potência. 
• O modo normal é otimizado para maximizar a economia de combustível, entregando bom desempenho em aclives. O sistema ajusta o giro do motor na faixa de torque máximo quando necessário.       
• O modo de potência é destinado para viagens nas quais o tempo de percurso é essencial. O desempenho em aclives é adaptado para ajustar o giro do motor na faixa de potência máxima. Há algum sacrifício de combustível, mas a subida de aclives é mais rápida e com mudanças de marchas ligeiramente mais rápidas que no modo normal.     
• No modo fora de estrada O número de mudanças de marchas é minimizado, permitindo que o giro do motor varie ao longo de uma faixa de rotação mais ampla. As mudanças de marchas são mais rápidas e a marcha de partida é sempre mais baixa que necessária. 
O modo de manobra, acionado por pressão na alavanca do Opticruise para longe do volante durante alguns segundos, está disponível em todos os modos de condução. 
  
A  Automático (modo normal) 
M Manual (modo normal) 
AP/MP  Modo de potência (automático/manual) 
AO/MO  Modo fora de estrada (automático/manual) 
N Neutro 
R Ré

Scania Retarder aperfeiçoado – O Scania Retarder teve seu desempenho de frenagem significativamente melhorado, o torque máximo aumentou em 500 Nm, para 3.500 Nm, enquanto o torque de frenagem em baixos níveis de giro aumentou em 40%, resultando em uma melhoria notável em baixas velocidades na estrada, com menores tempos de desativação. 
Uma versão de alta potência do Scania Retarder está disponível para aplicações fora da estrada. Ela produz até 4.100 Nm e o desempenho em baixa velocidade na estrada foi melhorado ainda mais. 
A grande diferença entre o novo Scania Retarder e a versão anterior é a maior capacidade de frenagem e em velocidades inferiores a 20km/h, uma demanda do mercado Off Road.
FONTE: Scania Brasil 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA