Scania 65 anos

Design dos novos caminhões Agrale recebe prêmio


A Agrale S.A. recebeu o Prêmio Design MCB, concedido pelo Museu da Casa Brasileira, pelo projeto da linha 2012 dos caminhões da marca, desenvolvido em parceria com a Questto|Nó, conceituado estúdio brasileiro de design. Apresentados em outubro, os novos veículos foram totalmente remodelados e ganharam uma nova cabine que tem visual marcante e arrojado, interior amplo, mais ergonômico e confortável para o motorista.
A Agrale foi reconhecida pelo projeto inovador de produção da nova cabine que torna mais rápido e eficiente todo o processo de fabricação e permite à montadora a sua utilização para todos os seus modelos de caminhões.
Uma das principais novidades da nova cabine dos caminhões Agrale está no processo de fabricação, que utiliza modernos conceitos para melhor aproveitamento das matérias-primas e maior produtividade. A empresa ampliou o uso de materiais recicláveis, tanto no exterior quanto nos revestimentos internos e priorizou a construção modular e a redução do número de componentes.
Para Hugo Zattera, presidente da Agrale, a conquista é o resultado do excelente trabalho, de mais de três anos, desenvolvido pelos engenheiros da empresa em parceria com a Questto|Nó, estúdio responsável pelo projeto da nova cabine que será utilizada nos caminhões da marca a partir de janeiro de 2012. “É motivo de muito orgulho receber este que é um dos mais importantes prêmios de design. Ele é o reconhecimento de nosso esforço, como empresa, por acreditar no talento nacional e investir e continuar crescendo no Brasil e no exterior”, explica o executivo.
A Agrale concebeu a cabine da nova linha 2012 de caminhões sob o conceito de dentro para fora, privilegiando o motorista e o acompanhante, c
om mais espaço interno e com melhor posicionamento dos instrumentos e controles, localizados em módulo central. Tudo ao alcance das mãos e com acionamento com um simples toque. Volante com exclusiva regulagem de altura e profundidade, seis saídas de ar com maior fluxo para melhor ventilação, sistema de ar-condicionado ainda mais eficiente e muito mais espaço que a cabine estendida oferece.
Os novos caminhões Agrale possuem para-lamas, para-choque, para-barros e tampa frontal confeccionados em plásticos, como ABS, que proporcionam ganhos na redução de peso e no melhor acabamento estético. Outro diferencial é que, por ser revestida por compósitos injetados, é totalmente desmontável. Isso ainda facilita a separação de cada tipo de material para posterior reciclagem, no final de sua vida útil. “A nova cabine atende a rigorosas normas de segurança e foi projetada para oferecer as vantagens do baixo peso e facilidade de reparação (compósitos injetados) com a resistência e robustez conferidas pela exclusiva estrutura tubular”, explica Zattera.
Realizado pelo Museu da Casa Brasileira, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Prêmio Design MCB é o mais antigo reconhecimento de design do Brasil. Em sua 25ª edição, a premiação contou com o número recorde de 810 trabalhos inscritos e reuniu grandes nomes do design brasileiro em diversos setores. Este ano, além da cabine do novo caminhão Agrale, que conquistou o principal prêmio, também foram homenageados os projetos do Novo Fiat Uno e do Fiat Mio.
FONTE: Bagarai 

Postar um comentário

0 Comentários