Facchini

Estratégia nacional para formar mão de obra para o transporte


O Sest/Senat Foz do Iguaçu abriu suas portas, na terça-feira, 18, para a primeira turma do Programa de Formação de Novos Motoristas. Ao todo, 27 profissionais habilitados para transportar passageiros estão inscritos na iniciativa. “E até o dia 21 ainda estão abertas as inscrições para motoristas de caminhão”, destaca a coordenadora de desenvolvimento profissional, Aparecida Dantas.
A estratégia desenvolvida nacionalmente pelo Sest/Senat beneficiará trabalhadores e empregadores. “Por um lado, as empresas terão mão de obra qualificada, resolvendo o déficit de motoristas; ao mesmo tempo, os motoristas com pouca ou nenhuma experiência se beneficiarão com mais chances de inclusão no mercado de trabalho”. Para participar, as empresas devem assinar o termo de adesão ao programa e disponibilizar o veículo para o módulo prático do treinamento.
O curso tem duração de 160 horas e é totalmente gratuito para motoristas desempregados ou trabalhadores com CNH (nas categorias C, D e E) que queiram mudar de profissão. “É uma grande oportunidade para motoristas com dificuldades de serem contratados porque não atendem a algumas exigências, principalmente em quesitos como conhecimento da tecnologia embarcada, condução econômica e legislação”, frisa Dantas. 

Apresentação 
As aulas começaram ontem, mas essa primeira turma Programa de Formação de Novos Motoristas em Foz do Iguaçu já esteve reunida no último dia 4 de outubro. “Fizemos uma apresentação para divulgar todos os detalhes e regras para participação”, informa o dirigente do Sest/Senat, Eraldo Oliveira. 

Nacional 
Lançado nacionalmente em agosto pelo Sest/Senat e Confederação Nacional do Transporte (CNT), o programa deverá formar 66,9 mil profissionais em um ano, a partir do envolvimento das 138 unidades da entidade em todo o País. 

SERVIÇO
Até a próxima sexta-feira (21/10), o Sest/Senat receberá inscrições de motoristas habilitados para dirigir caminhão. Para se inscrever, é necessário ter certificado de conclusão da 5ª série do ensino fundamental e  apresentar uma cópia da CNH (categoria C, D e E). Também é exigida a certidão do prontuário do Detran e outros documentos. Mais informações pelo telefone (45) 3526 7000 ou na Rua Rufino Vilhordo, 1141 – Parque Presidente II. 
FONTE: H2Foz
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA