Facchini

Curitiba põe ônibus gigante em operação


A prefeitura de Curitiba (PR) colocará o maior ônibus do mundo em operação no próximo sábado, 8. De acordo com Luciano Ducci, prefeito da capital, a entrada em circulação do modelo megabiarticulado marcará a evolução do transporte urbano da cidade.
Com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, o ônibus entram para a Rede Integrada de Transporte no ano em que o Expresso completa 37 anos de implantação. A medida vai beneficiar aproximadamente 100 mil pessoas por dia, que utilizam a linha Centenário/Campo Comprido.
O investimento nos novos veículos é de R$ 26 milhões. Os ônibus, com chassis Volvo e carroceria Neobus, têm novo desenho aerodinâmico. Contam ainda com bancos mais largos, assentos exclusivos para idosos e portadores de deficiência e espaço diferenciado para cadeirantes.

Novas estações
Para receber os maiores ônibus do mundo, a estação da praça Eufrásio Correia foi ampliada em 10 metros. Os passageiros das linhas expressas Centenário-Campo Comprido e Santa Cândida-Capão Raso que utilizam a estação Eufrásio Correia já podem embarcar e desembarcar com mais rapidez e segurança. As estações foram ampliadas, passando de 52 metros para 62 metros de extensão.
Como avanço no sistema de transporte coletivo, Ducci apontou a entrada em operação de novos modelos ligeirões e hibribus (produzido pela Volvo) a partir do ano que vem. Além disso, “iniciamos a licitação para o desalinhamento das estações norte-sul, Santa Cândida-Praça do Japão ou até o Pinheirinho, e temos a previsão de estender o Ligeirão na linha Leste/Oeste em 2013”, adiantou.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA