Facchini

PR: porto cresce 13% no semestre

O porto de Paranaguá, no Paraná, registrou um aumento de 13% na movimentação de cargas na comparação do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2010, assim o terminal passou de um volume de 17,68 milhões de toneladas para 19,9 milhões. A receita, nos primeiros seis meses deste ano, alcançou US$ 8,15 bilhões, um incremento de 21% na mesma base comparativa com o ano anterior.
Airton Maron, superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), afirmou que este bom resultado é proveniente da melhor utilização da estrutura que o terminal já possuía. “Estamos trabalhando na busca de recursos para os projetos de expansão, mas, ao mesmo tempo, temos buscado otimizar as estruturas existentes para aumentar a movimentação, apesar das dificuldades. E temos conseguido isso através do diálogo e do compromisso com a evolução dos portos paranaenses”, ressaltou.
De janeiro a junho, as exportações de granel sólido atingiram um montante de 9,42 milhões de toneladas exportado, um aumento de 7% em relação ao primeiro semestre de 2010. Se for considerada apenas a soja, entre os grãos enviados ao exterior, o incremento chegou a 15% atingindo um total de 3,95 milhões de toneladas. Outro produto que obteve bom desempenho foi o açúcar, com uma alta de 22% no período.
Além disso, a importação de fertilizantes também apresentou bons resultados nos primeiros seis meses do ano, com um volume recebido de 4,61 milhões de toneladas, um aumento de 49% na mesma base comparativa com 2010. Já a movimentação de veículos obteve alta de 38%,em relação ao ano anterior, com um montante de 95,2 mil unidades.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA