Facchini

Ônibus Piso Baixo: mais conforto no trânsito urbano


A BMB em parceria com a MAN Latin America investe na produção de ônibus com piso baixo. O embarque e desembarque de passageiros é feito praticamente no mesmo nível do meio-fio. Com portas largas e sem degraus, o chassi Volksbus 17 260 EOT Low Entry chega ao mercado para garantir mais qualidade de vida aos usuários, principalmente idosos, deficientes e crianças possibilitando uma acessibilidade universal, ideal para circular em grandes centros e corredores urbanos.
Ônibus Inteligente
O 17 260 EOT Low Entry, apresenta um sistema de “ajoelhamento” ou kneeling, que o faz abaixar, ao estacionar, ficando a apenas 30 centímentros do solo, ou seja, 15 cm acima da guia do meio-fio da calçada. Esse recurso, aliado às portas largas, de 110 cm, em ambos os lados, facilita o embarque e desembarque de passageiros e permite que o veículo opere em paradas situadas em ambos os lados das ruas onde trafega, resultando em maior velocidade média final. Além disso, o sistema de elevação e ajoelhamento  colabora na transposição de obstáculos durante a operação.

Facilidade de acesso
O fato de possuir acesso rebaixado e sem degraus torna o Piso Baixo (Low Entry) especialmente adequado para atender, por exemplo, deficientes físicos que utilizam cadeiras de rodas. Pensando nisso, o projeto contempla lugares para este tipo de usuário, em sua parte central, onde o embarque e o desembarque podem ser feitos sem dificuldades, já que o acesso não possui escadas e a rampa para a entrada ou saída teve sua inclinação matematicamente estudada para que o cadeirante consiga realizar a ascensão sem nenhum problema.
O conceito do veículo Low Entry é o mais adequado para atender as novas exigências de acessibilidade para passageiros. Oferece vantagens como flexibilidade, pois trabalha em aplicações mistas (linhas alimentadoras e corredores) e maior produtividade graças às portas mais largas e aos obstáculos internos minimizados, que permitem maior fluxo de passageiros.
O novo desenvolvimento apresenta outras novidades como novo módulo dianteiro otimizado; eixo dianteiro com novo design, permitindo o uso de piso interno plano sem rampas ou obstáculos. Além disso, o chassi atende a todos os requisitos das normas de Acessibilidade (ABNT – NBR 14022) e de Fabricação de Ônibus Urbano (ABNT – NBR 15570).

De olho no futuro
A BMB é uma fábrica de soluções em transporte que soma experiências de sucesso no desenvolvimento de produtos inovadores como o segundo eixo direcional para os caminhões Volkswagen, que possibilita um enorme ganho na capacidade de carga do veículo sem perda de conforto para o motorista. A preocupação maior é oferecer produtos que proporcionem qualidade de vida para os usuários a custos competitivos, atendendo normas de qualidade da Fábrica e os altos padrões MAN Latin America. Além disso, estamos atentos aos decretos que são assinados no setor de transportes e à legislação vigente, para desenvolver assim soluções acertadas para o atual momento, mas que já vislumbrem o futuro.
Para ilustrar esse artigo, podemos lembrar que em janeiro de 2010 o governador Sérgio Cabral assinou o decreto nº 42.241, que torna obrigatória a utilização de ônibus urbanos com piso baixo (low entry) no transporte intermunicipal com objetivo de aumentar a segurança e o conforto dos passageiros e operadores dos veículos.
O número de ônibus urbanos com piso baixo e os prazos para sua incorporação às frotas das linhas foram definidos em seu decreto, seguindo um cronograma. O decreto prevê que  até o final de 2014, 50% da frota deverá ter sido incorporada com ônibus piso baixo.
Segundo Sérgio Cabral: “Isso representa um enorme ganho de civilidade para o setor de transporte urbano no Rio de Janeiro.”

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA