Motoristas devem ficar em alerta quando transitar pela BR-381 nesta quinta-feira, dia 21. Uma carreta que transporta uma peça de Ipatinga, no Vale do Aço, para a ponte do Rio das Velhas, passou por João Monlevade na tarde de ontem e segue em viagem com destino a Sabará.
A carga transportada tem as seguintes dimensões: 3,60 metros de largura, 53 metros de comprimento e peso total de 74 toneladas. O veículo trafega a uma velocidade de 20 a 30 km/h.
O motorista da carreta, José Ribamar Borges Martins, de 61 anos, a equipe de batedores e a escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dormiram em João Monlevade nessa quarta-feira, dia 20, e partiram para a última parte da viagem às oito horas de hoje. Segundo ele, esta é a sétima das 15 peças que ainda devem ser transportadas nos próximos dias. José Ribamar já transportou cinco delas. “Na sexta-feira, outra carreta deverá sair de Ipatinga com a oitava peça”, avisa.
Quando perguntado sobre as dificuldades em se conduzir um veículo com peça de grandes dimensões, José não teve dúvidas em denunciar. “Não tem grande dificuldade. Só a atenção maior devido à falta de respeito dos colegas motoristas no trânsito. Muitos não respeitam a sinalização dos batedores e buzinam para mim e me cortam em ultrapassagem perigosa”, acusou.
De acordo com a PRF, para garantir a fluidez do trânsito, é necessário parar a carreta de 15 em 15 minutos.
FONTE: Defato Online