Facchini

Paranaguá amplia operação para contêiner

Os exportadores e importadores que operam no TCP (Terminal de Contêineres) no Porto de Paranaguá serão beneficiados, a partir de julho, com a maior abrangência no atendimento proporcionada pela abertura de quatro novas linhas para a movimentação das cargas no local.
De acordo com a superintendência, o espaço vai contar ao todo com 20 linhas operacionais.
Com essa iniciativa, o governo paranaense atende aos pedidos dos armadores, que solicitavam há alguns meses o aumento da oferta de serviços pelo terminal. Segundo a Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), com esta ampliação, o governo do Estado busca atender as demandas dos exportadores e importadores paranaenses, ampliando a oferta de serviços e otimizando as instalações existentes.
“Sabemos que existem empresas do Paraná que não estavam usando o Porto de Paranaguá porque faltavam algumas linhas de operação. Com esta medida da Appa, solucionamos esta deficiência e estamos aptos a aumentar ainda mais a movimentação do porto”, disse José Richa Filho, secretário estadual de Infraestrutura e Logística.
As novas linhas vão permitir o aumento de 15% no fluxo de contêineres. Apenas de janeiro a maio, foram movimentados pelo porto parananese 276,5 mil TEUs. As quatro novas linhas de navegação atenderão a Europa, Ásia, Caribe e Golfo do México e a Costa Leste dos Estados Unidos.
Já no início do ano, o porto havia adquirido equipamentos visando o aumento da produtividade, como a compra de um quarto guindaste, que possibilitou uma alta de 20% na comparação com 2010. Além disso, transtêineres, empilhadeiras e caminhões estão a caminho, com chegada prevista em outubro próximo.

Investimentos
Estas aquisições integram um investimento de R$ 50 milhões já realizado, que poderá ampliar a capacidade operacional de contêineres em até 50%, passando dos 700 mil TEUs/ano em 2010, para 1,2 milhão de TEUs/ano já em 2012. A capacidade prevista do TCP em 2013 chegará a 1,5 milhão de TEUs/ano.
No segundo semestre, está previsto o início das obras de expansão física do terminal de contêineres. Serão investidos R$ 137 milhões na ampliação em 315 metros do cais para abrigar o terceiro berço do terminal além disso, o recurso deve ser aplicado na aquisição de mais equipamentos.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA