Facchini

Volkswagen oferece US$20 bi por fabricante de caminhões MAN

A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira uma aguardada oferta que avalia a fabricante de caminhões MAN em 20 bilhões de dólares e acelera planos para fundir a montadora com a rival sueca Scania, na qual o grupo alemão detém participação.
A Volkswagen, maior montadora de automóveis da Europa, informou nesta segunda-feira que vai oferecer aos acionistas da MAN 95 euros por ação ordinária e cerca de 60 euros por papel preferencial, sendo que ambos os valores estão abaixo do nível de cotação das ações uma semana antes da oferta.
'Essa oferta baixa seve para iniciar o processo de aquisição, mas tem uma flexibilidade máxima', disse o analista Marc-Rene Tonn, do MM Warburg.
A oferta, que avalia a MAN em 13,76 bilhões de euros (19,79 bilhões de dólares), foi disparada quando a Volkswagen aumentou sua participação na empresa para acima de 30 por cento, exigindo que o grupo alemão fizesse uma oferta pelo restante dos papéis, segundo as regras da Alemanha.
O preço representa um desconto de 1,6 por cento em relação ao fechamento da ação ordinária da MAN na sexta-feira e de 14,2 por cento ante o encerramento do papel preferencial.
A Volkswagen tem avaliado planos para criar a maior fabricante de caminhões da Europa por meio da fusão da MAN com a Scania, na qual o grupo detém o controle.
FONTE: G1
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA