Facchini


Fila de caminhões na BR-277 chega a 34 quilômetros

A fila de caminhões na BR-277 com destino a Paranaguá chega a 34 quilômetros na manhã desta quarta-feira (9), segundo a concessionária Ecovia, que administra o trecho entre Curitiba e o Litoral. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) já havia informado que na última sexta-feira a situação estaria resolvida, mas desde domingo quilômetros de filas de caminhões foram registrados na BR-277.
Para tentar agilizar o escoamento da safra, a Appa adota um sistema chamado Carga Online, que faz o gerenciamento do fluxo logístico dos veículos até o porto, estabelecendo quotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal/operador, dimensionando os fluxos e evitando filas.
Toda a carga de grãos destinada ao Porto é cadastrada on-line ainda na origem e o caminhão só é liberado para seguir viagem até Paranaguá quando há espaço em armazém para recebimento da carga e navio aguardando para embarcar o produto. Só em janeiro deste ano, a Appa registrou aumento de 60% nas exportações de granéis. Considerando o total de mercadorias movimentadas, o aumento é de 28,8% em relação a 2010.
De acordo com estudo realizado pela Diretoria Empresarial da Appa, a dragagem de manutenção dos berços de atracação vai resultar num aumento de 20% nas exportações de granéis pelo Porto. O estudo mostra ainda que sem a realização da dragagem, o Porto de Paranaguá deixou de embarcar, em 2010, cerca de R$ 2,6 milhões de toneladas de grãos pelo Corredor de Exportação.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA