Facchini

Dnit licita 6 balanças para pesagem de caminhões

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lança, no mês de abril, edital avaliado em R$ 1.1 bilhão para instalar 161 balanças fixas e móveis, em todo o país, para controlar o peso de caminhões e carretas que trafegam pelas rodovias federais. 
Em Mato Grosso serão seis balanças – quatro fixas e duas móveis – mas os trechos e as rodovias em que elas serão colocadas ainda não foram informados. Segundo o Dnit, em 2009 foram instaladas duas balanças no Estado, na BR-364, sentido Cuiabá-Rondonópolis, e na BR-174, sentido Vilhena (RO)-Cáceres. 
A implantação das novas balanças faz parte da segunda etapa do Plano Nacional Estratégico de Pesagem. Com a nova licitação, o governo não vai comprar balanças, mas sim contratar o serviço de pesagem. Os equipamentos serão das empresas vencedoras da licitação.
O novo edital busca inovações tecnológicas, inclusive no sentido de sistemas de pesagem mais modernos usados em outros países, como a pesagem em movimento. Os postos funcionam com balanças seletivas, que pesam o veículo a uma velocidade de 60 km/hora e balança de precisão (lenta). Quando as primeiras indicam algum excesso de peso, o veículo é direcionado para as balanças lentas, que podem precisar o peso das cargas.
O Dnit já analisa equipamentos deste tipo em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina. Os testes acontecem em uma balança na BR-101, no município catarinense de Araranguá.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA