A Polícia Rodoviária Federa (PRF) começou, entre a noite de ontem e a manhã de hoje, a fiscalizar o tráfego irregular de carretas articuladas dos tipos bitrem e tritrem nos 315 km que separam Belo Horizonte de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, pela BR-381.
Os caminhoneiros que forem flagrados conduzindo as carretas proibidas entre 18h e 6h receberão multa e podem ter o veículo apreendido. Há cinco anos, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibe a circulação desses caminhões durante a noite em trechos com fluxo diário superior a 2.500 veículos.
Na BR-381, porém, a restrição só começou a ser observada depois que a Justiça Federal de Ipatinga, no Valo do Aço, expediu uma liminar proibindo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (Dnit) de expedir a Autorização Especial de Trânsito (AET) para a circulação desses veículos durante a noite.
O Dnit alega que o fluxo de veículos no trecho é menor que o estabelecido em lei. Se o órgão emitir AETs para a circulação noturna das carretas, pode ser punido com multa diária de R$ 100 mil - segundo o Dnit, as emissões foram suspensas em 3 de fevereiro.
FONTE: Guia do TRC