Facchini

Projetos viários de Minas devem começar em 2011

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, divulgará, até sexta-feira, uma nota pública assegurando aos mineiros que três projetos viários importantes para o estado começam a sair do papel em 2011: a restauração dos 27 quilômetros do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, a duplicação dos 310 quilômetros da BR-381 entre a capital e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e o chamado Portal Sul, conjunto de viadutos e trincheiras para melhorar o tráfego entre a Região Centro-Sul de BH e Nova Lima. A informação foi dada pelo vice-prefeito da capital, Roberto Carvalho (PT), que passou parte da tarde, em Brasília, reunido com o titular da pasta.
“O encontro foi excelente. O ministro apresentou soluções e, até sexta-feira, divulgará nota oficial, inclusive, com prazos para o início das obras”, comemorou o petista, que viajou diversas vezes à capital da República em busca de solução para os três corredores. A revitalização do Anel, que liga a BR-381 à 040, é uma reivindicação antiga dos moradores da capital, pois, há anos, a via ocupa o primeiro lugar no posto de corredor mais movimentado da cidade: cerca de 120 mil veículos trafegam por dia no local.
A revitalização do Anel foi suspensa pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em setembro, depois de o Tribunal de Contas da União (TCU) concluir superfaturamento na obra. O ministro deve informar, na nota, se a restauração será feita por lotes, como informou, no último domingo, o prefeito de BH, Márcio Lacerda (PSB).
Ele e o vice-prefeito também estão confiantes na conclusão do Portal Sul, que terá duas trincheiras e dois viadutos ligando a BR-356, no trecho próximo ao BH Shopping, à MG-030, que liga a capital a Nova Lima. Esta obra não é tão complicada como a restauração do Anel e a duplicação da 381. A expectativa é que seja concluída no fim de 2011 ou no primeiro semestre de 2012.

Rodovia da morte
Já a duplicação da macabra 381, cujo projeto-executivo está praticamente concluído, será feito em etapas. Na nota, o ministro irá divulgar a duplicação dos 70 quilômetros entre a capital e São Gonçalo. O percurso faz parte do trecho conhecido como Rodovia da Morte, de BH a João Monlevade. Restarão 30 quilômetros para a conclusão de todo o macabro trecho. A previsão do Dnit é a de que a restauração dos 310 quilômetros Governador Valadares seja finalizada em 2015.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA