Facchini

Promotor quer passagem de carretas só após a meia-noite na divisa MT/GO

O promotor Marcos Brant Gambier Costa protocolizou agora pouco, por volta das 13h30, na prefeitura de Barra do Garças uma notificação sugerindo que administração municipal crie um horário alternativo para carretas passarem pela cidade em virtude da reforma das pontes. A proposta é que as carretas passem somente da meia-noite até às 06 horas da manhã. 
Os carreteiros podem não gostar, mas a proposta já ganhou simpatia na cidade. O promotor deu exemplo de outras cidades que adotam medida semelhante e explicou que o comércio local está inviabilizado porque as carretas ficam perfiladas na avenida principal. 
Hoje passam por Barra cerca de 1.200 carretas por dia. E a tendência é que esse número aumente porque caminhoneiros que iam por Rondonópolis estão optando por Barra do Garças que é mais perto dos portos de desembarque do sudeste e nordeste. 
O comandante da Polícia Militar no Araguaia, coronel Valdemir Barbosa, entende que a sugestão mesmo sendo restritiva aos caminhoneiros se tornou a única maneira de resolver o problema do trânsito local. “Se horário realmente for criado com placas de sinalização aos carreteiros, não tem problema algum da PM auxiliar na organização desta escala” adiantou Barbosa.
A proposta do promotor Brant surgiu depois do pedido de providência enviado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial (Acibag) e subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BG) ao Ministério Público, expondo a inviabilização do comércio local. As filas são imensas, de carros e caminhões querendo atravessar de MT para GO vice-versa, tendo que amargar congestionamento de até 45 minutos.  
A situação caótica do trânsito barra-garcense ficou mais evidente com o número reduzido de funcionários que a empreiteira colocou na reforma. Os comerciantes temem que o prazo de 45 dias seja ampliado.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA