DAF Caminhões
Facchini

DAF Caminhões

Itabaiana mora “em cima” do caminhão

A aparência das casas revela que Itabaiana, em Sergipe, tem uma forte ligação com os caminhões: muitas têm garagens com o pé-direito alto, para abrigar um caminhão. “É o verdadeiro morar ‘em cima’ do caminhão, pois as casas são construídas sobre a garagem, como um sobrado”, comenta o secretário municipal de Esporte, Lazer, Eventos e Turismo, Marcos Henrique de Lima. 
Localizada no agreste sergipano, a 70 km da capital, Aracaju, Itabaiana tem uma grande fonte de renda no caminhão. Segundo o prefeito Luciano Bispo (PMDB), o transporte rodoviário de cargas é o motor da economia local. “Os caminhões trazem dinheiro para a cidade, geram empregos e têm ajudado a elevar o padrão de vida de toda a população”, comenta.
Itabaiana tem 90 mil habitantes e cerca de cinco mil caminhões emplacados. “Isso nos dá o título de capital nacional do caminhão. É um caminhão para cada 20 pessoas, a maior taxa do Brasil”, diz o prefeito. “Depois da capital, Aracaju, temos a maior arrecadação de IPVA do estado.”
O setor de comércio e serviços para caminhões também é forte em Itabaiana, explica o secretário Lima. “Ao longo da BR-235 (que cruza a cidade) existe grande concentração de lojas de autopeças, oficinas, postos, indústrias e garagens que compram e vendem caminhões usados.” Ele mesmo atua no setor: tem quatro postos de combustíveis, em sociedade com um cunhado.
Além disso, Lima está às voltas com a criação do Sindicato dos Transportadores Autônomos da Carga (Sinditac) de Itabaiana. Será a primeira entidade a reunir os caminhoneiros da cidade e está em fase de registro no Ministério do Trabalho. 

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA