DAF Caminhões
Facchini

DAF Caminhões

Sistemas de telemetria garantem aumento na produtividade e reduzem custos

Sistemas de telemetria não são eficientes apenas na segurança. A tecnologia também pode aumentar a produtividade e reduzir custos das transportadoras.
Há dois anos, a empresa de transporte e logística Scapini contratou o sistema de telemetria SasTM, da Sascar, com o objetivo de garantir a segurança da frota e dos profissionais. Mais do que isso, a companhia obteve significativa diminuição de custos, no número de infrações cometidas pelos motoristas e nos gastos com combustível.
As vantagens do monitoramento foram comprovadas pela queda no número de picos de velocidade (quando o motorista ultrapassa a velocidade máxima permitida). De janeiro a abril deste ano foram registrados 115 mil picos. A partir de abril, com o monitoramento, este número caiu para 35 mil.
Giovanni Salzano, gestor de telemetria da Scapini, considera a atuação importante para assegurar a excelência e a pontualidade dos serviços. “Atuamos de forma preventiva visando evitar excessos que podem proporcionar quebras e acidentes. Mas conseguimos economizar também nos gastos com reposição de pneus e lonas de freio, entre outras peças”, explica.

Desenvolvimento profissional
Outra das vantagens dos sistemas de telemetria é a possibilidade de acompanhar individualmente a dirigibilidade de cada motorista. O monitoramento possibilita à empresa desenvolver treinamentos mais focados de acordo com as necessidades dos profissionais.
A transportadora Scapini definiu padrões de metas a partir do sistema, que são avaliados e revisados por gestores que atribuem notas de desempenho, que deve estar sempre acima de 8.0. “Dependendo da nota obtida pelo motorista e dos parâmetros avaliados, ele é aprovado ou encaminhado para o treinamento correspondente. Com isto, a mudança de percepção dos motoristas em relação ao próprio trabalho e os objetivos da empresa melhorou muito”, afirma Salzano.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA