Facchini

Barra fiscalizará veículos de carga

O Departamento Municipal de trânsito (Demutran) de Barra Bonita 68 quilômetros de Bauru), junto com agentes municipais de fiscalização e a Polícia Militar, vai fiscalizar a partir de 30 de agosto os veículos que derramam cargas sobre as vias públicas. 
A decisão de fazer a operação, que o Demutran vai realizar com o apoio dos agentes municipais de fiscalização do Código de Posturas e da Polícia Militar, surgiu devido à preocupação do município com a conservação e limpeza das principais ruas e avenidas da cidade. 
Um ofício será enviado a todas as empresas que fazem transporte de cargas, desde cerâmicas até grupos maiores para que alertem seus motoristas e transportadoras para efetuarem corretamente o acondicionamento da carga, pois em caso de irregularidades, os infratores poderão ser autuados em R$ 191,54 (por veículo/eixo), além de ser considerada infração gravíssima e mais a perda de sete pontos na carteira de habilitação. 
De acordo com a autoridade de trânsito, Cabo Sérgio Aparecido Lopes, a fiscalização será mais intensa nas avenidas Arthur Balsi e Industrial, devido aos danos constantes causados nas pinturas de demarcação viária. 
“Nesta localidade, os tachões e a pintura estão cobertos por barro e outros produtos que caíram ali. A prefeitura chega a lavar até duas vezes por dia o asfalto e não consegue mantê-lo limpo. Até as tachas que foram colocadas recentemente já saíram, devido à tentativa de efetuar a limpeza. A pista suja com areia, barro e até caco de tijolo e telha se torna escorregadia e pode causar acidentes e lesões corporais para os motociclistas, por exemplo”, alerta. 
Código de Trânsito
Cabo Lopes reitera o pedido para que os caminhões que fazem o transporte de carga, façam isso de forma correta e lembra que o não cumprimento desta norma significa infringir o Código de Posturas e Código de Trânsito do município. “A intenção não é multar. Não vamos punir abruptamente. Primeiramente vamos alertar e pedir a colaboração de todos através deste ofício. Também colocaremos uma faixa no cruzamento das avenidas para informá-los e orientá-los”, destaca. 
Por último, a autoridade de trânsito sugere às transportadoras e motoristas de caminhões a adoção de três medidas básicas: a colocação de lonas nas carretas, a limpeza dos pneus e/ou o transporte por rotas alternativas. “A adoção de rotas alternativas, com menor concentração de sinalização e de veículos, pode ajudar as empresas. Porém, a melhor forma de evitar este problema é a estivagem correta da carga e a colocação de lona para evitar que a carga se espalhe na via, pois também existe uma punição com multa para carga mal estivada. Ninguém está proibindo o trânsito de caminhões nessas vias, mas queremos que mantenham a limpeza das ruas e a estivagem da carga”. 
As pessoas podem denunciar derramamentos de cargas no Demutran, pelo telefone (14) 3641-3020.
FONTE: JCNET
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA