RER Parts

Quanto mais seguro, melhor

Em busca de informações para aperfeiçoar e criar novos sistemas de segurança nos caminhões, a Volvo convocou 30 caminhoneiros para pilotar seus veículos durante o Eurofot (European Field Operational Test), um projeto da União Europeia que congrega 28 empresas e organizações do continente.
A ideia central desse projeto é coletar informações sobre a forma em que motoristas de caminhão reagem a diferentes situações no trânsito durante o dia a dia.
Todas as informações serão obtidas pela filmagem dos motoristas, assim como pela captura e registro de dados de operação do veículo, como sua velocidade.
Serão usados 30 caminhões Volvo em suas operações diárias normais por um ano. Cada veículo terá cinco câmeras registrando tudo que ocorre, dentro e em volta do caminhão.
"Este projeto nos dará condições de registrar em detalhes situações potencialmente perigosas. Também permitirá avaliar os benefícios de nossos novos sistemas de segurança na prevenção de acidentes e acumular um significativo banco de conhecimento para o desenvolvimento dos novos sistemas", afirma Carl Johan Almqvist, diretor de segurança no trânsito e de produto da Volvo Trucks.
Os dados serão coletados em ações específicas, como uma freada brusca, veículos que repentinamente aparecem na área do caminhão, movimentos irregulares dos olhos do motorista ou qualquer outro sinal de mudança no trânsito ou na cabine.
"Por exemplo, pela análise do movimento dos olhos do motorista podemos aprender mais sobre o que os distrai e como isto influencia a segurança", explica Almqvist.

Preparação
Os caminhões envolvidos nos testes estarão todos equipados com os sistemas de segurança ativa da Volvo Trucks, como o Piloto Automático Inteligente (Adaptive Cruise Control), que regula a funcionalidade do veículo de acordo com o trânsito.
Eles também vão contar com tecnologias importantes, tais como o LKS (Lane Keeping Support), um monitoramento da faixa de rodagem que alerta o motorista se o seu veículo cruzar as marcações de pista; o LCS (Lane Change Support), sensor de ponto cego que funciona com um radar informando se há objeto na direita do caminhão em trocas de faixa; o EBS (Electronic Brake System), sistema de freios eletrônico que garante operação segura e efetiva; o ESP (Electronic Stability Program), programa eletrônico de estabilidade que reduz o risco de capotamento e deslizamento em pista escorregadia; além do DAS (Driver Alert Support), o detector de atenção, que através de um sinal sonoro em mensagem quando o sistema entende que o motorista está cansado.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA