Facchini

Iveco lança novo modelo de caminhão exclusivo para África


A concessionária automóvel italiana, Iveco, procedeu hoje, sexta-feira, em Luanda, ao lançamento oficial, no mercado angolano, de distintos veículos pesados do modelo Trakker H 2010, fabricados em 2009, exclusivamente para o continente africano e terrenos acidentados.
Entre outras novidades, esse modelo possui uma tecnologia “Anglo-saxónica-hard”, ar condicionado de série e um motor cursor 13, “DNA off-road”, chassis super-robusto, com longarinas de aço especial com dez milímetros de espessura e perfil mais alto e rígido, em relação aos utilizados em estradas.
De igual modo, o Iveco Trakker H está munido de pára-choques dianteiros em aço tri-partido, eixos traseiros de ferro fundido, com redução nos cubos, com capacidade para 16 toneladas de PBT (peso bruto total), e a suspensão da sua cabine é de quatro pontos, com molas helicoidas.
Outra vantagem mecânica desse novo modelo é o seu motor moderno, acoplado à caixa de velocidades e o mais econômico da sua categoria – com 12, 8 litros óleo, seis cilindros, quatro válvulas por cilindro e gerenciamento eletrônico.
Os seus travões são a ar nas seis rodas, tipo S-scam, com circuito independentes (dianteiros e traseiros).
De acordo com o director-geral da Vecauto, LDA – representante oficial da marca IVECO em Angola, Filipe Mendes de Almeida, a viatura Trakker H é dos mais bem sucedidos caminhões desse modelo no mundo, por ter um “DNA” de genuíno “off-road”, capaz de superar obstáculos aparentemente impossíveis, mesmo carregados.
Acrescentou que essa viatura consolida-se definitivamente num importante segmento do mercado de caminhões, visto ser fabricada para um selecto ambiente, onde a resistência e a produtividade são fundamentais, além da sua adequação aos serviços de transportes requeridos em setores complexos.
Assim sendo, o responsável disse tratar-se de camiões adaptáveis a sectores como a produção de cana-de-açúcar, mineração, construção civil, indústria da madeira e celulose.
Numa primeira fase, informou, estão disponíveis para Angola 65 camiões dos tipos basculante, cavalo-mecânico e betoneira, com configurações 4×2, 4×4, 6×6, 8×4 e 8×8, dos tipos 420/440.
Por sua vez, o Embaixador da Itália em Angola, Giuseppe Mistretta, manifestou-se regozijado com o facto, afirmando que o lançamento do Iveco Trakker H em Luanda, reflecte a vontade dos italianos continuarem a investir no país, como forma de contribuírem no desenvolvimento e reconstrução nacional.
O diplomata destacou as qualidades do automóvel, referindo ser uma “maquina fabricada especialmente para África, por possuir características próprias para os terrenos e climas complexos ou difíceis como os da maioria dos países desse continente, particularmente Angola, como parceira inquestionável da Itália”.
A cerimônia de apresentação do novo modelo da Iveco, decorrido na oficina da VECAUTO, localizada no quilómetro 23, no município de Viana, contou com a presença de responsáveis da embaixada da Itália em Angola, de concessionárias e de empresas de construção.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA