![]() |
| Gemini |
Somente no mês de dezembro, indústria de caminhões chegou a registrar um tombo de mais de 40% na produção; pouco mais de 124 mil exemplares foram montados no Brasil em 2025
Amargando os efeitos do atual cenário econômico e refletindo a queda nas vendas de modelos zero quilômetro, especialmente no segmento de pesados, a indústria brasileira de caminhões encerrou o ano de 2025 registrando queda nos volumes de produção em todos os comparativos. A informação é confirmada pelo balanço oficial da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).
De acordo o balanço oficial da entidade, 124,1 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil de janeiro a dezembro, queda de -12,1% em relação ao acumulado de 2024, quando 141,3 mil exemplares foram montados.
Somente no mês de dezembro, 5,7 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil, o que representa uma queda expressiva de -40,4% em relação ao mês anterior, novembro, quando 9,6 mil exemplares foram montados. Já no comparativo com dezembro de 2024, quando 10,7 mil caminhões foram montados, a indústria registrou agora uma queda significativa de -46,4%.
“Esperávamos mais de 2025, mas não podemos dizer que foi um ano ruim. Ainda assim, tivemos um resultado positivo na produção”, afirmou Igor Calvet, presidente da ANFAVEA.
