RER Parts

Produção de caminhões despenca mais de 12% em 2025

Robôs soldando cabine de caminhão
Gemini

Somente no mês de dezembro, indústria de caminhões chegou a registrar um tombo de mais de 40% na produção; pouco mais de 124 mil exemplares foram montados no Brasil em 2025

Amargando os efeitos do atual cenário econômico e refletindo a queda nas vendas de modelos zero quilômetro, especialmente no segmento de pesados, a indústria brasileira de caminhões encerrou o ano de 2025 registrando queda nos volumes de produção em todos os comparativos. A informação é confirmada pelo balanço oficial da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).


De acordo o balanço oficial da entidade, 124,1 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil de janeiro a dezembro, queda de -12,1% em relação ao acumulado de 2024, quando 141,3 mil exemplares foram montados.


Somente no mês de dezembro, 5,7 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil, o que representa uma queda expressiva de -40,4% em relação ao mês anterior, novembro, quando 9,6 mil exemplares foram montados. Já no comparativo com dezembro de 2024, quando 10,7 mil caminhões foram montados, a indústria registrou agora uma queda significativa de -46,4%.

Esperávamos mais de 2025, mas não podemos dizer que foi um ano ruim. Ainda assim, tivemos um resultado positivo na produção”, afirmou Igor Calvet, presidente da ANFAVEA.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA