![]() |
Volvo/Divulgação |
Caminhões Volvo FH 2026 passam a contar com nova tecnologia I-Torque; Engrenagens da transmissão I-Shift aprimoradas e I-see atualizado também estão entre as novidades
Sucesso incontestável de vendas no Brasil, os caminhões Volvo FH chegam na versão 2026 repletos de novidades. Contando com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, os extrapesados prometem se destacar ainda mais em relação ao desempenho operacional, além proporcionarem uma nova redução no consumo de combustível.
I-Torque
A consagrada tecnologia de Aceleração Inteligente evoluiu. Agora a gama passa a contar com o inédito sistema I-Torque, solução que através do aprimoramento dos algoritmos de inteligência artificial (IA) dos caminhões, passa a atuar de forma constante em toda a viagem, entregando o torque de forma inteligente e ajudando o motorista a economizar combustível.
“Com o refinamento da IA a performance de nossos caminhões vai ficando cada vez mais aprimorada. Na linha 2026, nossa engenharia conseguiu extrair ainda mais força dos veículos em momentos críticos, como em subidas e ultrapassagens. Mas, mesmo assim, reduzimos o consumo de combustível”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.
“A IA monitora posição do pedal do acelerador, topografia da estrada, peso transportado e velocidade do veículo. Com estas informações, mantemos o torque em níveis ideais, promovendo uma condução econômica e um transporte mais eficiente”, assegura Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Disponível para motores de 420, 460, 500 e 540 cv, o I-Torque facilitará a condução, independente da experiência e perfil de cada motorista. “Numa subida, por exemplo, essa novidade traz força máxima para manter a velocidade, segurar marcha alta e vencer o trecho o mais rápido possível. E tudo acontece automaticamente, sem o motorista ter que apertar alguma tecla ou monitorar o painel. É simples. Basta acelerar buscando a velocidade desejada”, garante Júlio Lodetti, engenheiro de vendas da Volvo.
![]() |
Volvo/Divulgação |
Economia de diesel
Além do desempenho operacional aprimorado, a chegada do I-Torque aos caminhões Volvo também prometer entregar uma redução de mais 3% no consumo de combustível, especialmente em composições maiores e em topografias desafiadoras. “Na última década, reduzimos o consumo em mais de 15%, dependendo do tipo de operação e configuração de veículo. O I-Torque é mais um passo nessa direção, equilibrando a forma de condução sempre para o nível dos melhores motoristas”, afirma Valério.
Mais novidades
O Volvo FH 2026 também traz importantes atualizações em relação a ergonomia para o motorista. Destaque para a redução dos comandos na coluna de direção. Agora, os novos modelos contam com apenas duas alavancas, que reúnem funções como setas, piloto automático, freio motor, dentre outras.
As engrenagens da transmissão I-Shift também foram aprimoradas e agora passam a receber um polimento como acabamento de superfície para mais suavidade no funcionamento e aumentar ainda mais a durabilidade.
A atualização do I-See completa a lista de novidades. A consagrada inteligência artificial que determina as melhores marchas utilizando dados de conectividade avançada, agora conta com 10 km/h a mais de tolerância para manter marchas, o que se traduz em mais economia.
Caminhão de sucesso
A expectativa da montadora sueca é de que com a linha 2026, o Volvo FH, caminhão pesado mais vendido no Brasil há sete anos consecutivos, conquiste ainda mais mercado. “O FH é um símbolo de alta produtividade, robustez e segurança nas mais variadas operações de transporte. Com o I-Torque, a inteligência artificial traz mais uma evolução e o FH segue como referência em tecnologia de vanguarda, sempre à frente do seu tempo”, finaliza Alcides Cavalcanti.
![]() |
Volvo/Divulgação |