![]() |
Volvo/Divulgação |
Ao todo, 21 ônibus modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e 5 biarticulados foram adquiridos pela GreenMob Capital para operações em Goiânia (GO)
Goiânia (GO) será a primeira cidade do mundo a contar com uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos em operação regular. Ao todo serão 21 ônibus modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e 5 biarticulados, adquiridos pela GreenMob Capital, veículo de investimentos do Grupo HP, especializado na estruturação de projetos de capital intensivo associados ao setor de mobilidade urbana.
Destinados a operações no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia – RMTC, o primeiro lote de chassis articulados e biarticulados elétricos será produzido no complexo industrial da Volvo, em Curitiba (PR). O biarticulado tem capacidade para 250 passageiros e o articulado para 180 pessoas, ambos com zero emissões de CO₂ e baixíssimo nível de ruído.
“É com grande satisfação que anunciamos esta importante venda para um dos principais BRTs do País. Goiânia dá um passo importante ao escolher ônibus elétricos de alta tecnologia e grande segurança em sua jornada de descarbonização do transporte público”, diz André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.
Para Gustavo Bacellar de Faria, CEO da GreenMob Capital, a entrega dos novos ônibus representa um marco para o transporte coletivo brasileiro. “Estamos trazendo para Goiânia o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia veicular, unindo eficiência, conforto e segurança. A chegada dos BZRT elétricos reforça nosso papel em promover a estruturação de soluções inovadoras e sustentáveis para mobilidade urbana, criando valor real para as cidades e para os nossos clientes”, afirma.
Com entregas previstas para ocorrerem ainda em 2025, o negócio foi fechado pela Suécia Veículos, concessionária que representa a Volvo em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. A venda também contou com o suporte da Volvo Financial Services, divisão da marca que deu respaldo de crédito para a aquisição dos chassis.