![]() |
Volvo/Divulgação |
Volvo BZRT conta com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros; trem de força é composto por dois motores com um total de 540 cv, transmissão de duas velocidades e até 8 baterias
A fábrica da Volvo localizada em Curitiba (PR), entrou para a história mundial da indústria de veículos comerciais com o início da produção do maior ônibus elétrico do mundo. Trata-se do chassi de ônibus biarticulado elétrico, batizado de BZRT (Bus Zero Rapid Transit). O primeiro exemplar deixou a linha de montagem nesta quinta-feira, 8 de maio.
Contando com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, o Volvo BZRT biarticulado se consagra veículo de alta eficiência, capaz de levar o mesmo número de passageiros de um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o mesmo benefício de zero emissões.
“O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
Sobre o Volvo BZRT
100% elétrico, o volvo BZRT conta com dois motores de 200kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv, combinados com uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. Segundo a marca, o modelo pode ser equipado com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. Já o tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.
Outro diferencial está na melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico, atributos assegurados pela presença dos motores e baterias na parte central do chassi, abaixo do piso, característica que também permite a combinação com carrocerias com salão completamente livre para os passageiros.
“Reunimos os atributos dos nossos articulados e biarticulados convencionais, consagrados mundialmente, com as vantagens da mais avançada tecnologia elétrica do Grupo Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. “Estamos utilizando o mesmo quadro de chassi, eixos, sistemas de direção e suspensão extremamente robustos e de alta capacidade que equipam nosso biarticulado tradicional. É uma configuração que garante qualidade e confiabilidade”, complementa.
Em linha com a visão Zero Acidentes da Volvo, o BZRT também conta com avançados dispositivos de segurança ativa. Destaque para câmeras para detectar situações de perigo, sensores frontais e laterais nos pontos cegos, leitores de placas e de velocidade da via e sistema de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente através de monitoramento por GPS, além do Volvo Dynamic Steering (VDS), sistema que controla a direção com altíssima precisão.
O Volvo BZRT é fruto do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da marca no Brasil, realizado no período 2023-2025.
![]() |
Volvo/Divulgação |