Facchini

Senatran notificará todos os motoristas que ainda não realizaram o exame toxicológico

motorista sentado em frente a um caminhão vermelho digitando no celular
Bing AI

Condutores das categorias C, D e E receberão o alerta nesta quarta-feira (17) por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT); prazo para regularização do exame termina no dia 30/04

Google News
Com a proximidade do fim do prazo para regularização do exame toxicológico, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) começará a notificar a partir desta quarta-feira, 17 de abril, os 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E que ainda seguem com o referido exame vencido. O alerta será feito por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O prazo para o primeiro grupo de condutores das categorias C, D e E, com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho, terminou em 31 de março. Agora, caso esses motoristas não façam o teste até 30 de abril, poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio, conforme o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


De acordo com a atual redação do CTB, deixar de realizar o exame toxicológico após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido configura infração gravíssima, punida com  multa de R$ 1.467,35, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. No caso de reincidência no período de 12 meses, a autuação será no valor de R$ 2.934,70 e o direito de dirigir será suspenso novamente.

A validade do exame toxicológico também pode ser consultada através da Carteira Digital de Trânsito (CDT).


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA