Facchini

Scania desenvolve caminhões 100% elétricos para segmento de mineração

Scania/Divulgação

Em parceria com a LKAB, dois exemplares, sendo, um basculante e um guindaste serão colocados em operação em uma mina localizada no norte da Suécia


Google News
Confiante no potencial da eletrificação do transporte de cargas e atenta a crescente demanda por soluções alternativas ao óleo diesel, a Scania anunciou neste mês, o início de testes operacionais com dois caminhões 100% elétricos no segmento de mineração sueco. 

De acordo com a montadora sueca, dois exemplares foram entregues à mina LKAB em Malmberget, no norte da Suécia, sendo, um basculante Heavy Tipper e um segundo modelo equipado com guindaste. Os caminhões vão de encontro com os esforços da LKAB para se tornar uma das empresas de mineração mais sustentáveis ​​do mundo.


“Os caminhões elétricos fazem parte de uma ambição de estabelecer um novo padrão para mineração sustentável, onde o uso de combustíveis fósseis é totalmente livre. Estamos mudando nossa frota do diesel fóssil e, como estamos testando a capacidade dos veículos elétricos movidos a bateria, as decisões tomadas com relação à escolha dos caminhões devem contribuir não apenas para uma maior produtividade, mas, acima de tudo, para uma mina mais sustentável e um ambiente de trabalho mais seguro", diz Peter Gustavsson, gerente de projetos da LKAB.

Segundo a Scania, o primeiro caminhão basculante 100% elétrico do segmento de mineração contará com capacidade para até 49 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Já o segundo exemplar, equipado com guindaste, será empregado em operações de montagem, desmontagem e movimentação de equipamentos e estruturas da mina. 


“Continuamos trabalhando com clientes que estão dispostos a experimentar soluções inovadoras junto com a gente. Para a Scania, é muito valioso poder testar veículos elétricos em ambientes extremos em operações de clientes reais na mina. Além disso, o caminhão basculante elétrico pesado é o primeiro de seu tipo na indústria e outro grande passo na jornada em direção a soluções de transporte sustentáveis ​​em todas as aplicações”, diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania.

“A entrada da Scania em nosso processo de transformação é valiosa porque nos dá a oportunidade de avaliar seus veículos movidos a bateria. Juntos, esperamos desenvolver e construir veículos livres de fósseis que sejam tão ou mais produtivos do que os que temos atualmente”, conclui Gustavsson.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA