Facchini

Como evitar roubos e furtos de cargas em dezembro?

Em função do aumento da demanda de transporte e logística no final do ano, aliar tecnologia e segurança é fundamental

Dezembro é um mês que traz uma grande demanda de transporte e operações logísticas, em função do aquecimento do varejo, devido às festas de final de ano.

Diante desse cenário, aumentam os índices de roubos e furtos de cargas, o que é preocupante para o varejo e para a indústria, que descarrega no mercado um volume extraordinário de mercadorias, o que faz com que as transportadoras adotem medidas descontroladas para atenderem esta demanda.

Buscam motoristas que não possuem vínculo ou histórico com a empresa, trazendo para as suas operações não só os profissionais de bem com perfil adequado, como também oportunistas e membros de quadrilhas especializadas no roubo de cargas.


As seguradoras, por sua vez, somam indenizações que, muitas vezes, podem comprometer o resultado de um ano inteiro da sua carteira de seguros de transportes.

"Ações de gerenciamento de riscos como pesquisa e adequação do perfil do motorista contratado, serviços de inteligência e tecnologias embarcadas são fundamentais não só nessa época, mas o ano inteiro. Porém, em dezembro, é importantíssimo se apoiar nessas ações para prevenir e mitigar riscos”, diz Eliel Fernandes, CEO da Buonny. 

Além de tecnologia envolvida para evitar sinistros, é fundamental que motoristas e transportadoras fiquem atentos. Para isso, a empresa, que atua na área de gerenciamento de riscos em transporte e logística, reuniu dicas importantes para motoristas fazerem entregas com segurança.


1- Realize paradas para abastecimento, refeição, banheiro e pernoite apenas nos postos autorizados;

2- Pare sempre em locais seguros, com boa iluminação e bem movimentados;

3- Nunca dê carona ou informe sobre a carga e itinerário a terceiros;

4- Realize o pernoite no horário estabelecido pelo Transportador;

5- Fique atento a movimentações estranhas durante a viagem e principalmente durante as paradas;

6- Evite sabotagem no veículo. Após uma parada, examine as partes vitais de seu caminhão;

7- Comunique imediatamente sua Central de Monitoramento sobre qualquer situação suspeita.


Em casos extremos, siga as seguintes instruções:
1- Se baterem propositalmente em seu caminhão, permaneça com as janelas fechadas, portas trancadas e dirija-se a cabine policial mais próxima;

2- Caso você seja abordado fique calmo e anuncie seus movimentos. Não faça movimentos bruscos e procure obedecer para não irritar o assaltante.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA