Associação médica aponta limitações no exame toxicológico obrigatório para motoristas

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), atuante na área de laboratórios clínicos, questiona a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), ao exigir novo teste toxicológico para motoristas de caminhões, ônibus e vans.
Para a entidade, o exame não comprova que o motorista conduziu veículo sob a influência de droga, uma vez que não consegue precisar o período do contato com a substância.
Além disso, ainda segundo a sociedade, o número de laboratórios certificados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como aptos a aplicar o teste é insuficiente frente à demanda.
A partir da recente regulamentação, todos os motoristas das categorias C, D e E – caminhoneiros ou motoristas que transportam passageiros – são obrigados a realizar uma análise de cabelos, pelos ou unhas para detectar se houve uso de maconha, cocaína ou anfetamina em um período de até três meses antes de renovar a carteira de habilitação.
Para Alvaro Pulchinelli, presidente regional da SBPC/ML, o posicionamento da Sociedade é de apoio ao conceito de avaliação de utilização de drogas por motoristas em termos de saúde pública, porém, a escolha de um exame toxicológico de larga janela de detecção cria um problema na avaliação dos resultados.
De acordo com o especialista, para se obter um resultado positivo, o motorista deve ter feito uso da droga pelo menos uma semana antes de sua realização, ou seja, não é possível constatar que estava no exercício de suas funções sob o efeito de drogas.
Segundo Pulchinelli, existem alternativas para resolver o problema, como, por exemplo, “agregar ao exame do cabelo o teste de saliva, este sim capaz de detectar se o motorista consumiu drogas até 6 horas antes da coleta, ou ainda, a coleta de urina que pode se positivar poucas horas após o uso e persistir positiva por semanas”.
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

27 comentários:

  1. Sou motorista fumo maconha em horarios de folga, nao dirigo sob efeito de nada querem decidir meus horarios livres?

    ResponderExcluir
  2. Pramil é droga desde quando?? Esse remédio é um vaso dilatador e não altera em nada a consciência ou consequências similares a uma droga!
    Foto postada de forma muito errada aí!
    (OBS: não sou motorista)

    ResponderExcluir
  3. pramil deicha a cabeca doidona, claro q e a de baixo hahahahahahahahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Essa obrigatoriedade que muitos aprovam, é só para encher os cofres de quem os interessa...políticos e donos de laboratórios...se a população tivesse o mínimo de consciência não aceitaria mais um assalto ao trabalhador que vive tão sofrido,perseguidos por parte de quem representa o governo. Se o indivíduo usou drogas a 3 meses passados quem tem nada á ver com isso? além do mais não é só a droga que causa acidentes...uma longa jornada de trabalho que os profissionais são submetidos,sem falar da más condições das estradas que responsabilidade dos governantes. Sou a favor do teste feito nos postos da PRF,enquanto o risco tá em evidência e não obrigar todos pagar por algo que não tem nada á ver...isso é abusivo, e a obrigatoriedade é uma ditadura. governo tem dinheiro pra sustentar guerrilheiros e vagabundos de movimentos terroristas,deve ter também para pagar o exame toxicológico.

    ResponderExcluir
  5. Mais um caça niquel que não vai adiantar para nada somente para arrecadar mais,seria totalmente favorável se todos os motoristas que se envolvessem em acidentes e etc tivessem que fazer este exame.Não é so o profissional que anda drogado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As altoridades tem que ver q c é pra ser lei tem q ser para todos independente da categoria da CNH tem q ser obrigatório pra td tipos de motoristas

      Excluir
  6. Eu sou motorista e concordo com o exame, desde que o preço seja subsidiado pelo governo. Afinal será um investimento para melhorar a qualidade de vida de nós motoristas mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com os exames des que seja gratuito sem custo ao profissional

    ResponderExcluir
  8. É só mais uma forma que esse maldito CONTRAN ,encontrou para nos tirar ainda mais dinheiro.Bando de F. D. P.

    ResponderExcluir
  9. Se eu estiver dois meses sem usar drogas e o exame aponta substâncias isso quer dizer que estou reprovado mesmo sendo dois meses que não uso?

    ResponderExcluir
  10. E motorista de carro de passeio ? Eles são todos certinhos nunca usam nada ? A droga esta em todo lugar ou faz todo mundo ou não faz ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sao os que mais usam principaomente nas baladas

      Excluir
  11. E motorista de carro de passeio ? Eles são todos certinhos nunca usam nada ? A droga esta em todo lugar ou faz todo mundo ou não faz ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, será que carro de passeio não provoca a acidentes, e os motoristas de táxi ? Será que não são motoristas profissionais?

      Excluir
    2. Vdd, mais de eles aprovar para carros de categoria A,B os filhos dos políticos,juízes, e de muita jente importante não irão passar no teste, para min qm inventor essa lei levou um par de chifre de algum caminhoneiro.

      Excluir
  12. eu acho q o transito nao e feito so de caminhois e onibus tem altomoveis tbm eu acho q deveria ser feito ate pelo presidente todos q tem carteira de motorista de A a E nao importa a categoria e hoje eu vejo tantos acidentes causados por altomoveis nos caminhoneiros tem vezes q pra nao passar por cima de uma moto ou de um altomovel temos q fazer manobras perigosas colocando nossa vida em risco pra livrar a deles

    ResponderExcluir
  13. eu acho q o transito nao e feito so de caminhois e onibus tem altomoveis tbm eu acho q deveria ser feito ate pelo presidente todos q tem carteira de motorista de A a E nao importa a categoria e hoje eu vejo tantos acidentes causados por altomoveis nos caminhoneiros tem vezes q pra nao passar por cima de uma moto ou de um altomovel temos q fazer manobras perigosas colocando nossa vida em risco pra livrar a deles

    ResponderExcluir
  14. sou motorista e sou contra essa merda de exame só vem pr roubar a gente ,,,se fomos olhar os acidentes 90% sao altomoveis de passeio e não de caminhoes e carretas , coloca o governo pra pagar esse exame #revoltado

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião o pau que dá em Chico da em Francisco, sou a favor de fazer esse exame em todos que são habilidados assim dessa forma veremos quem usa mais droga.
    Qual é a diferença de um profissional do volante dirigindo drogado ou um amador se o objetivo é salvar vidas que são seifadas todos os dias em ruas avenidas e rodovias de todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber porquê os habilitados na categoria A e B não são obrigados a realizar esse exame?
    Vai me dizer que motorista amador de carro e moto não usa droga!

    ResponderExcluir
  17. Esse exame é um absurdo o valor cobrado.

    ResponderExcluir
  18. Fiz uma exame desse no dia 14/09/16 e o resultado foi positivo.Tudo bem até ai.Fiquei até o dia 24/11 para fazer outro e quando recebido o segundo resultado deu negativo .Levei até o Detran e o número do laudo no sistema aparece ausente ou inválido.Isso é um absurdo.já entrei em contato com PSychemedics e lá o departamento que me atende fala que tenho fazer outro exame.E ai companheiros os que vcs acham disso.lembrando que um exame caríssimo.

    ResponderExcluir
  19. Pra que fazer exame? Ninguém usa drogas no Brasil. Os únicos que usam ficam no guetos e não dirigem nada.

    ResponderExcluir
  20. apoiaria sim se foce a todos os condutores de veiculos auto motor independente da categoria ,
    pois nao é so os motoristas de caminhao que causao acidentes na estrada ,
    sou carreteiro e oque eu vejo de barbaridades que esse povo (domingueiros) que nao sabem se portar em uma rodovia ou auto estrada que da até medo ,
    somos sim responsaveis pelos nossos atos mais nao podemos ser vitima do preconceito da sociedade ,
    entendo que generalizar é uma forma rudi e preconceituosa de tratar um caminhoneiro nesse nosso pais ,
    ja sofremos de mais com as condições de vida que a profição nos proporciona ,
    nao precisamos e nem merecemos pagar pelo erro de alguns anti proficionais que existem porai ,
    se é uma lei pra diminuir acidentes por que nao ampliar a todos os condutores de veiculos auto motor do pais seria uma forma justa de aplicar leis nesse pais ,
    sendo imposta a todos
    minha singela opnião ............

    ResponderExcluir
  21. Olha o contran pede para até três mês só que o laboratório faz para 6 meses isto é um erro e é mais uma máfia paganhar mais dinheiro pois se a pessoa teve o resultado positivo em três meses vai ter que pagar de novo daí três meses falo por experiência proporia pois constou anfetamina no meu resultado depois de três meses sem uso aí o laboratório falou que é feito sobre uma escala até seis meses

    ResponderExcluir
  22. Apenas mais uma forma de roubar , e roubar grandão , e juridicamente é ilegal esse exame , mas como acabou a democrácia e o país agora tem dono e vivemos aqui como escravos temos é que pagar e ficar caladinhos sob o risco de sermos suicidados , enquanto o povo não acordar será assim !

    ResponderExcluir
  23. isso valoriza o bom motorista. melhor salário para quem merece.

    ResponderExcluir