Facchini

DAF comemora um ano no Brasil projetando 10% do mercado de pesados em até 7 anos

Iniciar atividades num novo mercado nunca é fácil. A empolgação sempre guia as ações e as projeções, mas na prática há dificuldades que precisam ser superadas. Após um ano de operações no Brasil, a DAF demonstra ânimo para conquistar uma expressiva fatia do segmento de pesados no País, porém baseia essa visão do futuro com uma estrutura sólida em Ponta Grossa (PR). Nesta terça-feira, a empresa holandesa convidou a imprensa para conhecer a planta na cidade paranaense e entre anúncios e planos, revelou o objetivo de conquistar 10% do mercado de caminhões pesados, no qual atuará com os modelos XF105 e CF85, dentro de cinco anos a sete anos.
A meta é ambiciosa. 2014 deve encerrar com cerca de 90 mil unidades deste segmento vendidas. Se supormos que o mercado não cresça neste período (algo improvável visto o crescimento do agronegócio, entre outros motivos), para cumprir a projeção será preciso vender mais de 9 mil caminhões, apenas mil unidades abaixo da capacidade produtiva da fábrica de Ponta Grossa. Os resultados com testes em clientes deixa o time de executivos orgulhoso e animado. “Este foi um ano de grande aprendizado para a DAF e toda a nossa equipe”, comemora Marco Davila, presidente da DAF no Brasil.
Para iniciar as atividades em Ponta Grossa foram investidos 320 milhões de dólares pela Paccar. O terreno de 2,3 milhões de m² é o maior da companhia no mundo, sendo que 270 mil já estão ocupado com a estrutura da fábrica. Ou seja, há espaço de sobra para ampliações, como por exemplo uma unidade de fabricação de motores, próximo passo da DAF para alcançar uma maior taxa de financiamento de seus produtos no Finame.
Outro objetivo é a estruturação da rede de concessionárias. Mais de 200 milhões de reais foram investidos em 20 revendas iniciais, sendo que cada região do Brasil possui pelo menos uma. Até o fim de 2015 este numero chegará a 40, e o planejamento contempla a instalação de mais de 100 concessionárias até 2019. “Os 15 grupos investidores selecionados assinaram contrato para a abertura de 60 revendas em médio prazo. Estamos avaliando propostas de novos grupos que devem firmar parceria com a DAF”, afirma Michael Kuester, diretor comercial da DAF no Brasil.O investimento inicial é alto, e o payback deve ser de pelo menos cinco anos, podendo chegar a dez, de acordo com Marco Davila.
Além da ampliação da rede, a DAF tem como planos para o primeiro trimestre 2015 o lançamento do XF105 com motor de 510 cv, aém da cabine Super Space Cab, que promete ser a maior do mercado no Brasil. Até o fim do próximo ano a empresa planeja lançar o CF85, que já está em testes em transportadoras e terá índice de nacionalização compatível com as exigências para o financiamento pelo Finame.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA