Facchini

Randon New R

MAN Latin America alcança marca de 100 mil veículos exportados

A MAN Latin America acaba de alcançar a marca de 100 mil veículos exportados em 31 anos de operação. Um VW Constellation 19.320 Titan Tractor enviado à cidade de Córdoba, na Argentina, fez com que a marca chegasse ao patamar histórico. Só nos últimos dez anos, a montadora exportou mais de 76 mil caminhões e ônibus Volkswagen – em 2012, os caminhões MAN TGX começaram a ser montados em Resende (RJ), e a nova marca chegou a mercados como o Peru e o Uruguai.
Trinta e cinco unidades dos caminhões VW 11.130 e 13.130 enviadas ao Paraguai e ao Chile em 1981, marcaram o início da história das exportações da MAN Latin America. Nesta época, a fabricação dos veículos era feita na Fábrica 4, em São Bernardo do Campo (SP). Em 1º de novembro de 1996, após um curto período de produção na unidade do Ipiranga em São Paulo (SP), a cidade de Resende (RJ) passou a sediar as Operações de Caminhões e Ônibus Volkswagen. Lá são fabricados os cerca de 100 modelos Volkswagen enviados a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio, além dos MAN TGX destinados ao mercado brasileiro.

O início da exportação dos veículos MAN também fez com que a empresa ganhasse nova força nos mercados latinoamericanos. Aproximadamente 1.000 caminhões MAN TGS WW e chassis de ônibus MAN R33 4×2, fabricados na Alemanha, já foram solicitados este ano pelos importadores oficiais da marca. Além de fabricar caminhões e ônibus no Brasil, a MAN Latin America possui fábrica em Querétaro, no México, e exporta kits de modelos com direção do lado direito para a fábrica da MAN Truck and Bus em Pinetown, na África do Sul.
Em toda a história da MAN Latin America, os modelos mais exportados foram os caminhões VW Worker 17.220, com mais de 12 mil unidades vendidas, e VW Worker 9.150, com mais de 6 mil veículos comercializados. Nos ônibus, com também aproximadamente 6 mil unidades vendidas, o destaque vai para o Volksbus 17.210 OD, sendo seu principal mercado o Equador.
A Argentina é o maior mercado de exportação da MAN Latin America. O importador Volkswagen Camiones y Buses, localizada na cidade de General Pacheco, na província de Buenos Aires, já comercializou mais de 25 mil veículos.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA